Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
09/11/2014 | Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha Novembro Azul

Em sintonia com o movimento mundial de mobilização pela cons­cientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira, 10, a cam­panha “Novembro Azul” em Itapira. A iniciativa vai ao encontro do movi­mento mundial remeter à cor azul, que simboliza mundialmente a luta con­tra o câncer de próstata. Na última quarta-feira, na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, foi rea­lizada capacitação sobre câncer de próstata junto as agentes comunitárias de saúde, pelo médico Marcelo Henrico Cesto, clínico da USF Vila Ilze.

Realizado em vários países, o movimento sur­giu na Austrália em 2003, aproveitando as come­morações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. Conhecido como “Movember”, o No­vembro Azul, em vários países, é mais do que uma simples campanha de cons­cientização: há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, sím­bolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, etc.

A campanha em Itapira, que se estenderá durante todo o mês de novembro, prevê ações preventivas nas unidades de saúde, palestras, e divulgação da importância da prevenção em toda a cidade através de faixas e folhetos. “Nas Unidades Básicas de Saú­de/UBS, as enfermeiras responsáveis promoverão rodas diárias de conversas com os usuários, sobre a importância dos exames preventivos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino. No dia 13, está agendada palestra no anfi­teatro da Guarda Mirim, da médica Monique Sampaio Rousselet, diretora técnica do AME/Mogi Guaçu. Já no dia 22, pela manhã, será realizada uma panfleta­gem educativa na Praça Bernardino de Campos.

Entre os fatores de risco para o câncer de próstata, a idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, certos hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamen­te e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasio­nar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial. Constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser sub­metido a outros exames laboratoriais para se de­tectar presença ou não de metástases. O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente. A campanha Novembro Azul colocou o telefone 3913-9258 à disposição para agenda­mentos de exames

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

943 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções