Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
28/05/2016 | Selo em produtos industrializados ajuda consumidor a escolher alimento saudável
Supermercado

Selo pode ajudar consumidor a deixar na prateleira do supermercado os alimentos menos saudáveisArquivo/Agência Brasil

Um selo com até cinco estrelas estampadas em embalagens de alimentos industrializados tornou-se um aliado do consumidor. Na Austrália, a iniciativa ajuda famílias a escolher melhor o que comer entre os alimentos ultraprocessados ? aqueles industrializados prontos ou quase prontos, como pizzas, lasanhas, biscoitos recheados e refrigerantes.

Para que não estraguem e tenham boa aparência, esses produtos passam por procedimentos que retiram nutrientes naturais e alteram sua composição. Por causa da adição extra de sal/sódio, açúcar ou gordura, os alimentos ultraprocessados são prejudiciais à saúde e estão relacionados a doenças como a obesidade e a hipertensão. Na Austrália, mais da metade dos adultos (63%) estão acima do peso ou é obesa. No Brasil, 52% da população tem sobrepeso.

Em Curitiba para participar da 22ª Conferência de Promoção da Saúde, Heather Yeatman ? uma das idealizadoras da iniciativa na Austrália e professora da Universidade de Wollongong ? explica que o selo foi uma demanda do governo do país, pressionado pela sociedade. Traduzindo um modelo estatístico que avalia os ingredientes da cada produto, o sistema classifica os alimentos com uma escala que vai de meia a cinco estrelas, colocadas na frente do produto.

Segundo a especialista, as informações nutricionais no verso dos produtos, já previstas naquela país, assim como no Brasil, não são compreensíveis ao ponto de orientar o consumidor sobre o que comer ou o que deixar na prateleira do supermercado. ?Essas informações vêm em letras pequenas, difíceis de ler, no verso, e são difíceis de interpretar?. Já as estrelas da classificação traduzem essas informações nutricionais de forma clara, por assimilação.

Concorrência e saúde

Com adesão voluntária da indústria de ultraprocessados australiana, os cereais matinais foram os primeiros. As estrelas acabaram provocando concorrência no setor, conta a australiana. ?As empresas começaram a alterar a composição de seus produtos para torná-los melhores.?

Aliada à promoção da alimentação saudável e da regulação da publicidade desse tipo de produto, a implantação do selo nas embalagens é uma importante estratégia para ajudar a enfrentar problemas de saúde como obesidade, destaca a professora de Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Inês Rugani. Ela defende mudança na legislação no Brasil para que informações desse tipo sejam implementadas.

?Eles chegaram a um ponto que conseguiram identificar que produtos abaixo de 2,5 estrelas não eram recomendados para a saúde e orientaram as campanhas para que as pessoas só consumissem aqueles acima de três estrelas, no mínimo?, disse Inês. Ela também acredita que a publicidade influencia o consumo de ultraprocessados e deve ser restringida.

No Brasil, pesquisa recente mostra que mais de dois em cada grupo de dez adolescentes estão acima do peso. De acordo com o estudo Erica, divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, um em cada grupo de cinco adolescentes hipertensos, entre 12 e 17 anos, cerca de 200 mil, poderia não ter a doença caso não fosse obesos.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/selo-em-produtos-industrializados-ajuda-consumidor-escolher-alimento-saudavelIsabela Vieira - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

718 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções