Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
22/09/2016 | Senac debate rumos do ensino a distância no congresso internacional CIAED

 Senac debate rumos do ensino a distância no congresso internacional CIAED

 

Instituição apresentará palestras durante a 22ª edição do evento, que ocorre entre 19 e 23, em Águas de Lindóia (SP)

 

Com 70 anos de atuação na educação profissional e pioneiro no ensino a distância no Brasil, cuja atuação começou em 1947, o Senac está confirmado para a 22ª edição do Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (CIAED), a ser realizado de 19 a 23 deste mês, em Águas de Lindóia (SP). A instituição, além de contar com um estande, irá promover diversas palestras no evento, organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

 

Durante todo o evento, a instituição tem como objetivo contribuir com fóruns de debates e mesas-redondas. Para tanto, reunirá seus educadores, pesquisadores e gestores (conheça os palestrantes e programação na lista abaixo) que irão tratar sobre aspectos e questões relacionados à inovação e o futuro da modalidade.

 

O formato EAD do Senac atende a todo o Brasil por meio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação, extensão, além do programa Aprendizagem. Trata-se da maior rede de educação a distância do país apoiada por 289 polos. O ensino superior está amplamente consolidado, reforçado pelo fato de que o Centro Universitário Senac obteve nota máxima (5) no credenciamento do MEC para o EAD.

 

Principais temas a serem abordados pelo Senac:

 

Dia 19, às 13 horas:

·         Adaptação da mediação a diferentes perfis de públicos e áreas.

Palestrante: Adriana Clementino Mosca, coordenadora do curso de pós-graduação a distância em Design Instrucional no Centro Universitário Senac.

 

·         Cursos técnicos EAD: foco na atuação prática do estudante e no desenvolvimento de competências.

Palestrante: Lisandra Maria Rodrigues Machado e Michele da Rocha Souza, designer educacional da equipe de Tecnologias Educacionais do Senac EAD.

 

·         Recursos e Tecnologias Web para aumentar a experiência do usuário no ensino a distância.

Palestrante: Daniel Priori, desenvolvedor e professor de sistemas web e mobile, jogos, game designer e roteirista de audiovisual do ‎Senac EAD.

 

·         Qualidade no desenvolvimento de materiais didáticos para cursos superiores a distância: estratégias de gestão e produção editorial.

Palestrantes: Nivia Maseri de Moraes é especialista em Tecnologias da Aprendizagem e compõe a equipe de coordenação pedagógica de Tecnologias Aplicadas à Educação no Senac EAD.

 

Dia 20:

·         Estratégias de preparação do aluno para a modalidade EAD (às 13h45).

Palestrante: Alcir Vilela Junior, pesquisador e coordenador do ensino superior do Senac EAD.

 

·         Parâmetros de Qualidade para a Educação a Distância no Senac Santa Catarina (às 16 horas).

Palestrante: Soeli de F. Wolff dos Santos Martineli, especialista em metodologia do ensino profissionalizante e coordenadora de ensino a distância no Senac.

 

·         Por trás do ambiente virtual: desafios e conquistas nos bastidores do desenvolvimento de cursos técnicos EAD por competência (às 17 horas).

Palestrante: Lisandra Maria Rodrigues Machado e Michele da Rocha Souza, designer educacional da equipe de tecnologias educacionais do Senac EAD.

 

Dia 21:

·         Aplicação da metodologia de competências na estruturação dos cursos de Aprendizagem EAD (às 13h30).

Palestrante: Ana Paula Duarte, especialista em Psicopedagogia e responsável pelo programa Aprendizagem do Senac EAD.

Pamella de Carvalho Stadler é especialista em direitos autorais e arquitetura da informação e compõe a equipe de produção de cursos como Design Educacional do Senac EAD.

 

·         É possível ser serious sem ser boring: a experiência da gerência de mídias educacionais do Senac no desenvolvimento de games corporativos (às 14h30).

Palestrante: Gabriela Raposo Dantas, professora-orientadora de pós-graduação Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF e atua no Senac EAD desde 2013.

 

·         Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação on-line na rede nacional EAD Senac (às 15h30).

Palestrante: Edwin Giebelen, pesquisador de educação a distância e eLearning e assessor técnico do Senac EAD.

 

Dia 22:

·         Tecnologia e educação – como melhorar essa convivência? A experiência do Senac no desenvolvimento do projeto do simulador de processo de armazenagem em 3D para o curso técnico em logística (às 13h30).     Palestrante: Tuane Silva de Oliveira, desenhista instrucional no Senac.

 

Confira a programação completa:

http://abed.org.br/congresso2016/PROGRAMACAO_PRELIMINAR_UNIFICADA_22CIAED.pdf

 

Sobre o Senac EAD

Com 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

Em 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o país e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.

Neste ano, os cursos superiores EAD foram reconhecidos com nota máxima, 5, da comissão de recredenciamento do MEC para o Centro Universitário Senac.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.

 

 

Setembro/2016

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

719 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções