Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
28/05/2015 | Simpósio no Bairral vai dissecar viabilidade das comunidades terapêuticas

 O Instituto Bairral de Psiquiatria está em contagem regressiva para a realização de mais um simpósios. No sábado, 30, o anfiteatro da Fundação deverá recepcionar um público numeroso para debater um tema que vem saindo do ostracismo nos últimos anos, merecendo , inclusive , uma abordagem pontual por parte das autoridades do governo federal: a proliferação das chamadas comunidades terapêuticas, que se especializam na recuperação de dependentes químicos.

 
Para falar sobre o assunto, o Instituto Bairral designou dois de seus mais destacados profissionais, o diretor-clínico Marcelo Ortiz e o assistente social Maurício Landre, coordenador-técnico responsável pela Comunidade Terapêutica Santa Carlota, programa implantado em 2012 com a finalidade de colocar o know how do Bairral a serviço de uma forma diferenciada de lidar com a problemática da dependência química, numa época em que o crack adquiriu contornos epidêmicos na sociedade.
 
Segundo Landre, o processo vivenciado pelo projeto da Santa Carlota forneceu ao Bairral respostas adequadas em termos científicos para ampliar o debate em torno desta proposta terapêutica, abrindo caminho para a realização de um evento de alcance nacional para colocar a limpo este tema. Ortiz, por sua vez, admitiu que ao longo de muitos anos a prática empírica e esta, com viés mais espiritual, andaram separadas e que a convergência ocorre em função exatamente da necessidade de se avançar na formulação de terapias que apresentem uma resposta satisfatória aos desafios dos tempos atuais. “Existem experiências muito positivas acenando nesta direção e precisamos compreender bem os mecanismos que permitem uma interação objetiva e precisa deste tipo intervenção”, comentou.
 
O tema, segundo Landre, que possui pós graduação em dependência química pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) vem recebendo a devida atenção de organismos governamentais. Ele informouque o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, vem preparando um marco regulatório sobre o assunto e que dentro deste contexto, o debate agendado para o final do mês servirá para lançar mais luz nesta discussão. “Eu não tenho dúvida de que o encontro vai atrair o interesse de pessoas envolvidas neste debatede todo o Brasil”, confia.
 
Grade
 
Marcelo Ortiz comentou que a equipe do Bairral, ao se debruçar sobre o tema e discutir a grade de programação, procurou antes de mais nada imprimir um sentido bastante diversificado aos temas correlatos de forma a que o público participante possa ter um leque de informações ,amplo a respeito do assunto. Um dos palestrantes será ninguém menos que o p0adre Haroldo Hahm, ícone deste tipo de prática terapêutica, internacionalmente conhecido, que vai falar sobre a história das comunidades terapêuticas no Brasil, e que tem apresentação marcada para começar às 10h15, .
 
Quem fará a apresentação de abertura será a psicóloga Laura Fracasso, que irá discorrer a respeito do conceito das comunidades terapêuticas. O jurista Vitore André Zílio Maximiano encerra a programação no período da manhã falando sobre A Comunidade Terapêutica na Política Pública sobre Drogas.
 
No período da tarde se apresentam Maurício Landre, com A Comunidade Terapêutica e Transdisciplinariedade; Zila van der Meer Sanchez, mestre e doutora pela UNIFESP, que foi incumbida de fazer a abordagem sobre “Comunidade Terapêutica e a Espiritualidade”. Encerra o simpósio o mestre e doutor em Psiquiatria, Marcelo Ribeiro de Araújo, especialista em Dependência Química da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da UNIFESP. Ele vai abordar o tema A Comunidade Terapêutica e a Ciência.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1404 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções