Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
28/09/2016 | Temer diz que Brasil viveu "isolamento externo" nos últimos anos

O presidente Michel Temer disse hoje (28) que o Brasil precisa acabar com o ?relativo isolamento? da política exterior dos últimos anos e criticou acordos comerciais classificados por ele de ?insuficientes?. Temer também comentou a situação do Mercosul, que, segundo ele, está retomando o ?caminho da normalidade?, mas precisa ser revisado no que diz respeito à estrutura tarifária e celebração de acordos em novas áreas.

Ao abrir os trabalhos da 111ª reunião do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Palácio do Planalto, o presidente pregou a melhora da situação do Brasil no comércio exterior como fator-chave para a retomada do crescimento e para a geração de empregos. Segundo Temer, o país ocupa hoje o 25ª lugar no ranking de exportadores mundiais, posição que pode ser melhorada por meio de uma política ?eficiente? que passe pela ?redução do chamado custo Brasil? e superação de ?gargalos em infraestrutura? e outros elementos que encarecem as exportações brasileiras.

?A Organização Mundial do Comércio é foro importante para o combate aos subsídios agrícolas, mas é preciso dedicar mais esforços a acordos com parceiros selecionados. Precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Negociamos poucos acordos, insuficientes em número e em impacto efetivo sobre nosso intercâmbio com o resto do mundo?, disse.

Mercosul

Sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, Temer disse que a negociação precisa ser acelerada, mas destacou que o bloco sul-americano também tem outras prioridades internas.

?No Mercosul, estamos retomando caminho da normalidade. Precisamos de um Mercosul ágil e moderno, que sirva de plataforma para que atuemos fortalecidos no cenário internacional. Isso exige o enfrentamento de muitas questões, da própria revisão da estrutura tarifária desse bloco à celebração de acordos em novas áreas, da eliminação de barreiras ao comércio intrabloco à modernização dos procedimentos, muitas vezes lentos e excessivamente burocráticos?, ponderou.

Temer defendeu medidas urgentes para reverter a ?relativa perda de participação dos produtos brasileiros? na América Latina nos últimos anos.

A Camex é um órgão ministerial que recebe consultas de representantes do setor privado e tem como objetivo a formulação de políticas relacionadas ao comércio exterior, turismo, investimentos e competitividade internacional do Brasil.

Em julho deste ano, ainda como presidente interino, Temer editou um decreto que o coloca na presidência do conselho fiscal da câmara e promove outras mudanças do órgão, que também atua punindo práticas como o dumping e alterando alíquotas de impostos de importação e exportação. 

Hoje mais cedo, outro decreto assinado pelo presidente incluiu no conselho os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; do Planejamento, Dyogo Oliveira; e o secretário secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-09/temer-diz-que-brasil-viveu-isolamento-externo-nos-ultimos-anosPaulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1215 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções