Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
13/12/2014 | Temporada difícil para o vôlei adulto feminino

Depois de 2013 só cresce­ram as expectativas em torno da campanha da equipe de voleibol feminino adulto da SEL (Secretaria de Espor­tes e Lazer). Porém, após a conquista da Copa Am­paro, uma série infindável de problemas particulares atrapalhou definitivamente o planejamento do técnico Gilvan Nogueira, chegando ao ponto de cumprir quase um terço dos compromissos sem duas ou três atletas consideradas titulares, o que, para o time itapirense, ainda é impossível repor.

Foram oito jogos na Copa Amparo, sendo duas derro­tas e seis vitórias culminando com a conquista do título iné­dito. Nos Jogos Regionais de Itatiba, mesmo desfalcadas as meninas se apresentaram muito bem, vencendo três jogos e perdendo apenas um, mas ficando apenas com a sétima colocação pelo ab­surdo critério regulamentar.

Na Liga Sanjoanense a equi­pe se apresentou 12 vezes, seis em casa e seis fora, colhendo apenas duas vitórias contra dez derrotas, ficando com a quinta colocação por conta dos desfalques. Pela Copa Itatiba, apesar das sentidas ausências de titulares, Itapira se apresentou melhor que na Sanjoanense. Das 14 partidas disputadas venceu oito e per­deu seis, mas chegou à decisão do bronze, sendo derrotada por Amparo por 3 sets a 2.

Pela primeira vez na his­tória o voleibol feminino disputou uma temporada com mais de 30 jogos, mas o que era para ser comemora­do efusivamente acabou se tornando um pesadelo para o técnico e para a equipe, pois a cada compromisso surgia mais uma avalanche de problemas. Algumas atletas nem conseguiram dispensa para jogar os Jogos Regionais.

 

“Pelo lado positivo houve um empate entre jogos ganhos e perdidos em 19 a 19. Paloma Roma de Oliveira foi eleita por três vezes o destaque do jogo”, lembra Nogueira.

Maíra Passini conquistou a posição de levantadora titular após sete anos afas­tada das quadras e Beatriz Soares foi a grande revelação da temporada, mostrando­-se muito firme em várias funções. Nogueira sabe que, embora os objetivos do pla­nejamento não tenham sido alcançados na íntegra, a equipe tinha condições de fazer resultados melhores. “Foram as ausências nos treinos e jogos que definiram a situação itapirense”, frisa.

Entrando em férias, e já sabendo que atletas da im­portância da líbero Paty, da levantadora e capitã Brígida, da oposta Wag, das aspiran­tes Beatriz Ruette e Débora não farão parte do elenco na próxima temporada, Gilvan vai analisar as possibilidades e ver o que poderá ser feito para que seja viável manter uma equipe em atividade nas Ligas Regionais. “Agora é descansar e curtir as festas de final de ano”, diz.

Equipes de vôlei feencerram participação nas Ligas Regionais
 
 
Está terminando a temporada para o vô­lei itapirense. Além das participações das equi­pes da SEL (Secrertaria de Esportes e Lazer) nas categorias mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto femininos, além do adulto masculino, Ita­pira esteve representada na arbitragem desses torneios pelo árbitro Gilvan Nogueira e pela apontadora Paloma Roma de Oliveira, ambos re­lacionados no quadro de mérito tanto da Liga Sanjoanense quanto da Copa Itatiba.
 
Desde sua chegada a Itapira, o professor Gil­van Nogueira ensinou e treinou vários árbitros, que ainda estão atuando, e continua a produzir. Brígida foi a última apon­tadora a passar pelas ava­liações do instrutor, mas ao se dedicar a outras atividades abriu espaço para a introdução de Paloma nas tarefas de preencher com perfeição as súmulas dos jogos e hoje é a apontadora oficial de Itapira.
 
Nogueira continua na arbitragem das ca­tegorias que não disputa como técnico e pretende iniciar mais um ou dois atletas para a próxima temporada, pois assim os itapirenses ganham mais mobilidade, sem depender de árbitros de outras localidades para montar as equipes.
De todos os árbitros formados por Nogueira, um mereceu destaque especial. Josemar Batista de Oliveira, já falecido. Depois do período de aprendizado em Itapi­ra, Josemar foi lançado pelo próprio Gilvan como árbitro na APV (Associa­ção Paulista de Vôlei). “Logo foi convidado a se inscrever no Curso de Árbitros da Federação Paulista de Volleyball e foi aprovado em primeiro lugar”, lembra Nogueira

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1197 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções