Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
04/05/2016 | Termina rebelião de detentos em penitenciária de Manaus

Após cinco horas de negociação, detentos do Centro de Detenção Provisória Masculino, em Manaus, encerraram nesta madrugada a rebelião iniciada na noite de terça-feira (3). Segundo a administração penitenciária, seis internos tomaram três agentes e uma enfermeira como reféns na área de triagem, que é um dos primeiros acessos do corredor do centro de detenção. Os internos renderam os funcionários com tesouras e objetos que encontraram na enfermaria e despejaram álcool em suas roupas.

O fim da rebelião foi negociado pelo secretário-executivo adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária, Klinger Paiva, e pelo coordenador do sistema prisional, Lima Júnior, além de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas, Epitácio Almeida. Os reféns foram liberados e ninguém saiu ferido. A secretaria informou que os envolvidos foram levados a uma delegacia de onde serão transferidos para outra unidade prisional. Essa era a reivindicação deles.

Nesse mesmo presídio ocorreu uma fuga em massa na última segunda-feira (02), quando 39 detentos escaparam. Foi aberto um processo administrativo para apurar responsabilidades. Para o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, houve falha da empresa que administra o presídio.

?A fuga se deu exatamente não só porque tinha guarita descoberta. A fuga se deu porque a empresa trabalhou mal aqui dentro. Simplesmente não houve revista nesses dias. A cela está cheia de terra, logo, não foi fiscalizada?, informou o secretário. Pedro Florêncio afirmou que a empresa pode receber uma multa, caso seja confirmada sua responsabilidade.

Em nota, a empresa disse que foi contratada para cuidar de uma unidade prisional construída com capacidade para 568 detentos, mas que hoje abriga em torno de 1.500. A empresa alega que ?isso aumenta potencialmente os riscos?. Disse também ?que trabalha com atenção redobrada e assim tem evitado fugas e outros problemas, levando em consideração que não é atribuição da empresa a segurança da unidade?.

Em relação à fuga, argumentou que, ?caso houvesse contingente de policiais militares suficiente nas guaritas da muralha, poderia ter sido evitada?. As buscas aos fugitivos são conduzidas pelas polícias Civil e Militar.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/termina-rebeliao-de-detentos-em-penitenciaria-de-manausBianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1675 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções