Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
19/12/2014 | Título de Medina é chance para estruturar o surf no Brasil, avalia dirigente

O inédito título de campeão do mundo de surf profissional que o brasileiro Gabriel Medina conquistou hoje (19), no Havaí, pode abrir uma "janela de oportunidades" para a estruturação da modalidade no país, beneficiando atletas de alto rendimento e atraindo novos adeptos. A opinião é do presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Adalvo Argolo.

?O Medina é a pessoa certa, no momento certo. O esporte já teve outras oportunidades semelhantes no passado, mas que não receberam a mesma atenção que vimos nos últimos meses. Então, para nós, dirigentes, a preocupação é sabermos aproveitar o momento para não cometermos o mesmo erro que o tênis cometeu com o Gustavo Kuerten, que popularizou o esporte sem que nada fosse feito para garantir a continuidade?, disse à Agência Brasil.

Empresário da indústria do surfwear, Argolo reconhece que uma das falhas do setor é não ter informações confiáveis sobre o número de praticantes, do quanto em dinheiro a indústria do surf movimenta no Brasil e dos benefícios do esporte para os atletas e para a sociedade. Segundo o dirigente, esses dados seriam importantes para superar a ?miopia? do poder público e de muitos empresários que ainda não enxergam o potencial econômico e social dos esportes de ação.

?Minha geração, quando jovem, só jogava bola. Agora, os garotos jogam futebol, mas também surfam, andam de skate...É fácil constatar isso em cidades como o Rio de Janeiro, Guarujá e Florianópolis, mas os esportes de ação, inclusive o surf, também têm muitos adeptos em cidades distantes do litoral, como Brasília?, disse Argolo, lembrando que muitos atletas brasileiros são mais conhecidos no exterior do que no Brasil, como o campeão de skate, Pedro Barros.

?Os governos ainda não enxergaram essa mudança. Eles ainda nos vêm como amadores. Quem sabe a vitória do Medina e a atenção da imprensa não-especializada mudem isso e em vez de eu ir a Brasília em busca de apoio, alguém do Ministério do Esporte não venha nos procurar para discutirmos como aproveitar esse bom momento para atrairmos mais jovens para o esporte e apoiarmos nossos atletas?, provocou Argolo.

O dirigente citou ainda o caráter inclusivo do surf, que conta com escolinhas gratuitas espalhadas por várias cidades do país. ?O surf é hoje um dos esportes que mais favorecem à inclusão social. Há projetos em praticamente todas as grandes cidades do litoral brasileiro, e muitos atletas da elite mundial, como o paulista Adriano Mineiro [atual oitavo colocado do ranking], encontraram no esporte um caminho saudável de ascensão social?.

Professor da primeira escola pública de surf do Brasil e da primeira faculdade de Educação Física a incluir a modalidade na grade curricular, o surfista santista Cisco Araña acredita que a maior atenção ao surf em decorrência da vitória de Medina pode abrir uma janela de oportunidades para o surgimento de futuros atletas profissionais, além de estimular a prática amadora.

"O interesse pelo surf independe da vitória do Medina. Em 24 anos de existência, a procura pela nossa escola só cresceu. A sociedade deixou de estigmatizar os surfistas, o interesse das mulheres em praticar o esporte cresceu bastante - elas são, hoje, 60% dos alunos que frequentam nossas aulas - e já há famílias em que os pais, surfistas, incentivam os filhos a pegar onda. Agora, estamos dando um novo passo?.

Araña também acredita que a vitória de Medina atrairá mais atenção das empresas de outros setores e do próprio Poder Público. ?Para que isso se torne realidade é necessário um olhar mais atento por parte dos governantes, das empresas e dos nossos dirigentes, pois jovens talentos o país tem muitos?, destacou.

Editor Aécio Amado

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/titulo-de-medina-e-chance-para-estruturar-o-surf-no-brasil-avalia-dirigente

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1361 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções