Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
23/11/2014 | Trânsito espera concluir novo projeto viário do Jardim Soares ainda nesta semana

  

 A semana foi de no­vidades para os muitos motoristas que circulam pelas imediações do Jar­dim Soares. Desde quarta­-feira, o trecho da avenida Henriqueta Soares, que compreende as proximida­des do Hospital Municipal, passou a ter sentido único de direção, primeira etapa do processo que vai direcio­nar todo o fluxo de veículos em sentido único nos cerca de 1,6 mil metros entre a própria Henriqueta Soares e a avenida Liberdade, no lado oposto.

Até o final desta sema­na é pretensão do setor de Trânsito da Prefeitura concluir o anel definindo circulação sentido anti­-horário, subindo a Henri­queta (sentido Restaurante Scaglia’s), conversão em frente ao Hospital, descendo a avenida Liberdade (sentido Agrodel) até o trevo que dá acesso ao bairro Penha Rio do Peixe, Rodoviária , Assad Alcici e Della Rocha III.

Clayton Ribeiro, secre­tário de Defesa Social que acumula funções de Diretor do Setor de Trânsito, disse que a mudança vem sendo feita de forma paulatina devido à necessidade de que seja feita toda sinali­zação horizontal e vertical. “Sem a sinalização não tem como proceder a mudança de uma vez só”, explicou. Este é o motivo, conforme argumentou, de sua previ­são de que as mudanças serão efetivadas até o final da semana. “Temos muito serviço pela frente e nossa equipe é reduzida. Não dá para exigir mais do que já vem sendo feito”, deduziu.

Segundo Ribeiro, esta mudança já vem sendo cogitada há pelo menos 12 anos. Ele entende que a transformação sócio­-econômica do local foi preponderante para que os planos fossem desen­gavetados. “Toda aquela região cresceu muito e as duas avenidas se tornaram espécie de corredor comer­cial. Com outras medidas correlacionadas como por exemplo a definição de um corredor exclusivo para caminhões (avenida dos Italianos) começamos a colocar em prática o pla­nejamento”, relatou.

Segundo ainda informou o responsável pelo setor de trânsito, foram realizadas reuniões com moradores e comerciantes antes da definição do novo itinerário. Salientou que o próprio Prefeito José Natalino Pa­ganini participou destes encontros.

Limite

Ribeiro disse que a ve­locidade máxima no local deverá ser fixada em 40 km por hora. “Trata-se de um local onde existem tam­bém equipamentos públicos como escola, creche, posto de saúde , hospital e aca­demia de ginástica. Além disso terá estacionamento dos dois lados e não pode­mos imaginar velocidade acima dos 40 km por hora no local”, defendeu. Além dos estacionamentos em linha, haverá vagas para deficientes, idosos e locais de carga e descarga.

O fato das alterações serem novidade num pri­meiro momento vai eximir motoristas mais desavi­sados num primeiro mo­mento, mas Ribeiro disse que após um período de orientação, serão multados veículos que circularem na contra-mão. O setor de comunicação da Prefeitura elaborou material informa­tivo que será distribuído à população esclarecendo as mudanças feitas. Apesar de bem sinalizado o local, muitos motoristas e con­dutores de motocicletas seguiram na contramão de direção.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

865 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções