Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
31/05/2016 | Tribunal fiscaliza qualidade da merenda em escolas de 180 cidades paulistas

Fiscais do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo inspecionaram hoje (31) a merenda oferecida aos alunos de escolas técnicas, estaduais, municipais e conveniadas do estado. A ação foi feita em 200 unidades de 180 municípios paulistas, incluindo a capital, e ocorreu sem aviso prévio para as instituições.

Foram fiscalizadas a qualidade dos alimentos, a higiene do local e a origem dos produtos. Também foram verificadas a data de validade dos produtos, a quantidade oferecida e a situação das refeições e lanches, que devem ser secos. Os fiscais observaram também a limpeza e a segurança da cozinha, do refeitório e o estoque de produtos nas escolas.

No dia 13 deste mês, o TCE exigiu esclarecimentos de 25 prefeituras paulistas sobre problemas enfrentados no convênio com o governo estadual para o fornecimento de merenda. A maioria das cidades paulistas (567) integra o sistema descentralizado, no qual o repasse de verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é feito diretamente pelo estado.

O restante dos municípios do estado (78) faz parte da rede centralizada, onde as escolas são coordenadas por um órgão gerenciador, responsável pela elaboração de cardápios, testes de qualidade e distribuição dos alimentos, além de realizar as licitações.

CPI da Merenda

No último dia 25, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes em contratos firmados por cooperativas de agricultura familiar e empresas privadas que fornecem merenda. A ação de agentes públicos e políticos no esquema já é alvo de investigação pelo Ministério Público, na Operação Alba Branca.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-05/fiscalizacao-verifica-qualidade-da-merenda-em-escolas-de-180-cidades-de-spFernanda Cruz ? Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

943 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções