Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
29/07/2015 | Trinta e sete mil imigrantes foram interceptados no Eurotúnel desde janeiro

O grupo Eurotúnel afirmou hoje (29) ter interceptado, desde janeiro, mais de 37 mil imigrantes e pediu à França e ao Reino Unido que tenham uma ?resposta apropriada?. A empresa informou ainda que, entre a noite de terça-feira e hoje, foram feitas 1,5 mil tentativas de invasão do túnel e uma pessoa morreu.

?O Eurotúnel alertou, há vários meses, a comissão intergovernamental do túnel sobre o Canal da Mancha e os poderes públicos sobre a explosão do número de imigrantes presentes em Calaisis [região de Calais, no Norte da França] e as consequências, às vezes dramáticas, que isso poderá ter?, disse o grupo que gere a concessão do túnel no Canal da Mancha. 

A nota destaca ainda que a situação ?ultrapassa o que um concessionário pode fazer de forma razoável.?

Nas últimas semanas, o túnel no Canal da Mancha tem sido invadido diariamente pelos imigrantes mantidos em Calais pelas autoridades, mas que querem passar para o Reino Unido.

Entre a terça-feira e hoje, cerca de 1,5 mil imigrantes tentaram invadir o túnel e, na véspera, cerca de 2 mil pessoas tentaram passar pelo local, que liga a França ao Reino Unido, números jamais vistos pelo grupo gestor do Eurotúnel.

Até o final do ano, segundo a empresa, ?novas cercas ao redor das plataformas de embarque? serão colocadas. Além dos ?efetivos de segurança, cujo número foi duplicado, num total de 200 pessoas, há equipes com cães?.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, anunciou hoje o envio de mais 120 polícias para Calais, sobretudo para atuarem na entrada do Eurotúnel, submetido a uma pressão migratória sem precedentes.

A decisão foi adotada depois de, entre a noite de terça-feira e hoje, uma pessoa ter morrido na zona do túnel, a nona morte nos últimos meses, atropelado por um caminhão que ia para o Reino Unido. 

Bernard Cazeneuve recordou que, desde 2012, multiplicaram-se os meios humanos implementados pelo Estado em Calais e pediu uma ?abordagem global? do problema da imigração na Europa.

O ministro assegurou que os conflitos na Etiópia, Eritreia, no Sudão,  na Síria, no Iraque e no Afeganistão fizeram aumentar o número de imigrantes e que esta situação tem ?repercussões particularmente duras? em Calais, onde ?3 mil imigrantes querem chegar a qualquer preço ao Reino Unido?.

Cazeneuve disse que o governo britânico acabou de anunciar que investirá 10 milhões de euros para melhorar a segurança no Eurotúnel.

O ministro disse que o objetivo das autoridades é ?manter a ordem pública, desmantelar as redes ilegais de tráfico humano, remover os clandestinos do local e encontrar soluções humanitárias para os imigrantes e aos que pedem asilo?.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou a situação ?muito preocupante? e garantiu que o Reino Unido está trabalhando em ?estreita colaboração? com as autoridades francesas para tentar controlar este problema.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Valéria Aguiar

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-07/trinta-e-sete-mil-imigrantes-foram-interceptados-no-eurotunel-desde

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

997 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções