Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
02/05/2016 | Troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia ocorrerá em 11 de maio

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, confirmou para 11 de maio a troca de ofertas para um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Segundo Monteiro, trata-se de um passo ?fundamental? para construir, no futuro, um acordo de livre comércio entre os blocos econômicos.

A oferta de cada bloco trará uma lista de produtos e serviços que cada parte está disposta a desonerar. As negociações entre os dois blocos para o acordo já duram 16 anos.

?O esforço do último ano [2015] se voltou sobretudo para harmonização e construção da oferta do Mercosul. Conseguimos construir uma oferta com um alcance que vai facilitar [a acolhida pela União Europeia]?, disse Monteiro hoje (2). 

O ministro rebateu a tese de que a participação do Brasil no Mercosul é um obstáculo a que o país faça acordos comerciais vantajosos. ?Estamos em via de trocar proposta com a União Europeia. Não estivesse o Brasil no Mercosul, esse acordo não seria tão atrativo para esse bloco. O Mercosul pode ser dinamizado. Estamos constatando que a Argentina tem uma posição pró comércio [sob a gestão de Maurício Macri] e isso vai nos ajudar imensamente a acelerar o passo no bloco econômico?, analisou.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-05/troca-de-ofertas-entre-mercosul-e-uniao-europeia-ocorrera-em-11-de-maioMariana Branco - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1746 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções