Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
27/11/2014 | Tudo definido para vacinação antirrábica

  

 Sob coordenação do médico-veterinário Ro­drigo Silva Bertini, foi realizada na terça-feira, 18, na Casa da Cultura, uma capacitação envol­vendo cerca de 200 ser­vidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde que participarão no começo de dezembro de mais uma etapa da vacinação antirrábica em cães e gatos. A ação está programada para ocorrer em três finais de semana subsequentes, dias 06, 13 e 20 de dezembro, sendo que esta data somente para animais localizados na Zona Rural).

Bertini disse que con­siderou satisfatório o período de capacitação, observando que além dos cuidados relativos à ma­nipulação e conservação da vacina, procedimentos para segurar os animais; foi dado enfoque especial ao preenchimento das carteirinhas de vacinação. “A carteirinha de vacina­ção dos gatos é diferente daquela dos cachorros e tem alguns detalhes a mais que precisam ser observados e anotados”, ponderou

Aliás, o coordenador da campanha de vacinação lembrou que a questão relativa aos gatos tem me­recido das autoridades de vigilância epidemiológica uma atenção especial pelo fato de ser , segundo ele, a segunda maior população animais de estimação do planeta ( atrás somente dos cães ) e serem predadores naturais dos morcegos, os quais, por sua vez, têm es­pécies portadoras do vírus da raiva. A meta, segundo registrou, será a de vacinal cerca de oito mil cães e 1,5 mil gatos

A vacinação só não ocorreu antes devido ao atraso da entrega do laboratório responsável para a Secretaria de Es­tado da Saúde. Segundo Bertini foram entregues no final de setembro. “Em outubro tivemos eleição. Em novembro também, assim como outras campa­nhas a cargo da Vigilância Epidemiológica. Por isso planejamos para o final deste ano”, detalhou.

Bertini menciona ainda que um mini-exército de aproximadamente 200 servidores municipais estará envolvido na vaci­nação. Para dar suporte à campanha a Secretaria de Saúde destacou 201 servidores, entre anota­dores, vacinadores, segu­radores e coordenação. Os animais deverão ser levados para a vacina­ção por pessoa adulta, devidamente presos em coleiras e guias, com as respectivas carteiras de vacinação. Cães bravios, ou de grande porte, de­verão usar focinheiras.

Causada por vírus, a raiva é uma doença dos animais que pode ocor­rer nos homens, sendo a principal zoonose que se conhece. É mortal tanto para os homens quanto para os animais. A melhor forma de prevenção con­tra a raiva é vacinar cães e gatos. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, atra­vés da pele ou de mucosas, por mordedura, arranha­dura ou lambedura. No Brasil, o principal ani­mal que transmite a raiva para o homem é o cão. O morcego hematófago é também um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e outras espécies de morcegos, que também podem transmitir a raiva para o homem.

Segundo Bertini, por determinação do Instituto Pasteur, não será permitida a entrega da vacina para que os donos vacinem seus animais em casa. Todo o material de vacinação é descartável – uma seringa e uma agulha para cada animal. Animais que já foram vacinados há mais de 30 dias poderão receber novamente a vacina, como dose de reforço. Todos os cães e gatos, a partir de 3 meses de idade, devem receber a vacina.

Zona rural

Para a zona rural, a campanha ficou marcada para o dia 20 de dezem­bro, através das equipes volantes de vacinação, em 13 roteiros pré-es­tabelecidos. Somente serão vacinados os ani­mais que já estiverem presos, aguardando as equipes volantes, que irão percorrer as propriedades agrícolas de porteira em porteira. Os condomínios que existem no entorno da cidade não serão visi­tados nesse dia, para não atrasar as equipes, que têm um longo roteiro a percorrer. Esses condo­mínios serão visitados na sequência da campanha rural, ou na semana se­guinte, com um carro de som percorrendo as ruas dos condomínios um dia antes, para avisar.

Os proprietários de animais podem solici­tar maiores informações através dos telefones da Zoonoses: 3813-8821 e 3813-8825.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

735 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções