Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
02/05/2013 | Unesp usa lodo de esgoto e cascas de palmito como adubo

 

 

Projeto foi iniciado para dar uma aplicação viável ao Vale do Ribeira, utilizando resíduos produzidos pela agroindústria local

Para dar uma destinação sustentável ao lodo gerado durante o tratamento de esgoto, a Unesp de Registro em parceria com a Sabesp, desenvolveu um estudo que o material e a casca de palmito como adubo. O composto tem desempenho em média 20% superior ao substrato industrializado.

 

 

Por ser um poluente potencial se mal utilizado, o uso do lodo de esgoto deve ser feito com cuidado. Para gerar um produto seguro, a pesquisadora esterilizou o material por meio do processo de compostagem, que eleva a temperatura do material, matando os microorganismos nocivos à saúde. Todo o resíduo foi cedido pela Sabesp, que busca formas mais seguras e rentáveis de dispor adequadamente esse material.

 

A compostagem foi obtida com a adição de cascas de palmito pupunha. O elemento fibroso deu a porosidade necessária para a geração da receita. Os pesquisadores avaliaram três tipos diferentes de misturas para a produção de espécies nativas da Mata Atlântica: Aroeira Pimenteira, Juçara e mudas de eucalipto. Cada uma delas com com proporções de lodo de esgoto de 50%, 66% e 75% cada. Os resultados parciais indicam que todas tem bom potencial como substrato, com resultados variando entre as espécies testadas.

 

Iniciado em 2011, o projeto tinha como alvo os produtores do Vale do Ribeira, local que tem o palmito como uma de suas principais atividades econômica. Além disso, as agroindústrias têm problemas quanto ao descarte dos resíduos, representando um custo e uma preocupação em relação a impactos ambientais. A utilização do substrato em maior escala depende agora de uma adequação à legislação

Fonte: Portal SP

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

739 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções