Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
26/05/2015 | Vazão de retirada do Cantareira terá de ser reduzida a partir de setembro
O Sistema Cantareira está com o nível mais baixo dos últimos 10 anos.

A vazão de água retirada do Cantareira para consumo pela Grande São Paulo terá de ser reduzida para 10 m³/sDivulgação Sabesp

A vazão de água retirada  do Sistema Cantareira para consumo pela Grande São Paulo terá de ser reduzida para 10 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir de 1º de setembro. Hoje, a vazão é 13,5 m³/s. Já o volume do Cantareira destinado às bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que abastecem o interior do estado, passará a ser 3,5 m³/s, ante os atuais 2 m³/s.

A definição desses novos volumes de retirada para o período de estiagem, anunciados ontem (25) pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo (Daee), segue o relatório do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais, divulgado na semana passada. O documento considera um cenário 50% mais seco que a média histórica.

Segundo o superintendente do Daee, Ricardo Borsari, as obras de interligação entre os sistemas Rio Grande e do Alto Tietê devem diminuir a dependência que a Grande São Paulo tem do Sistema Cantareira. ?O que está previsto pelo cronograma das obras é que elas entrem em operação a partir do dia primeiro de setembro. Nós queremos preservar o manancial?, disse.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, mesmo com a ampliação para 3,5 m³/s da água destinada às bacias PCJ pelo Cantareira, a região deverá passar por dificuldades durante o período de estiagem. ?As bacias PCJ sempre necessitaram de 12 m³/s durante a estiagem. A região tem economizado, em média, 20%, o que faz com que essa demanda tenha sido reduzida para 9,6 m³/s. Descontando os 3,5 m³/s autorizados pela ANA, ainda teremos um deficit de 6,1 m³/s?.

Editor Fábio Massalli

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-05/vazao-de-retirada-do-cantareira-tera-de-ser-reduzida-partir-de-setembro

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1537 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções