Carregando aguarde...
Itapira, 09 de Julho de 2020
Notícia
05/08/2015 | XVI Festa da Nonna começa na próxima sexta-feira
Cercada de muita expectativa , começa na próxima sexta-feira, 7, a décima-sexta edição da Festa Della Nonna, evento incorporado ao calendário anual de festividades do município e que é promovido pelo Círcolo Ítalo Braziliano XV di Novembro de Itapira. A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 15 mil pessoas passem pela Praça Bernardino de Campos nos três dias de festejos – a festa se estende até domingo, 9.
 
Os festejos aliam elementos folclóricos, religiosos e musicais. A abertura ficará mais uma vez a cargo da Banda Lira Itapirense e dos corais Cidade de Itapira, Veredas de Águas de Lindoia e Municipal de Socorro, a partir das 20h, com a participação da soprano Marina Gabetta e do tenor Nunno Dellalio. No sábado, às 17h, acontece a tradicional homenagem a cinco descendentes de italianos radicados na cidade, as nonnas.
 
Como é comum em eventos deste porte, a culinária será um dos pontos altos da festa. No sábado, por exemplo, haverá almoço musical com apresentação de Valdemar Razzo. Na sequência foram programadas apresentações de grupos de dança e grupos teatrais até o período da noite. A programação prevê ainda música mecânica durante o encerramento a cargo do DJ Marquinhos Som. A fórmula se repete no domingo, Dia dos Pais.
 
Para Belarmino Peres Junior , um dos coordenadores do evento, a festa deverá se tornar mais uma vez grande sucesso de público. “ A Festa della Nonna já está enraizada em nossa população que aguarda sempre com grande expectativa sua realização. É um ato de consagração aos nossos descendentes de imigrantes italianos que vieram trabalhar em nossa cidade e região, que apesar do momento de crise econômica que vive o Brasil, não deixam de curtir bons momentos musicais, de dança, de alegria e fraternidade e de uma boa comida da cozinha italiana oferecida pelas entidades assistenciais e buffet/comerciantes de nossa cidade e região. Temos certeza da presença de um bom público e momentos inesquecíveis com alegria e festa, revivendo a cultura italiana no coração da cidade”, discursou.
 
Concerto Italianíssimo marca abertura do evento
 
A Banda Sinfônica Lira Itapirense faz a abertura da 16ª edição da Festa Della Nonna com o concerto especial Italianíssimo. A apresentação ocorre às 20h da próxima sexta-feira e conta com a participação dos convidados Marina Gabetta (soprano), Nunno Dellalio (tenor) e dos corais Cidade de Itapira, Municipal da Estância de Socorro e Veredas de Águas de Lindóia.
 
Sob a regência do maestro Maurício Perina, 46 músicos sobem ao palco para executar o repertório formado basicamente por clássicos da cultura italiana. Já os corais formam um grupo de aproximadamente 100 vozes, todos sob o comando da maestrina Marcela Cristina Pereira.
 
“Muitas pessoas que não assistiram ao concerto no ano passado pediram para que os convidados voltassem e repetíssemos a apresentação. Em dezembro, o Nunno e a Marina participaram do concerto de Natal, mas era um repertório diferente. O Circolo gostou muito dessa ideia de trazer ópera para a praça e me pediram para repetir a dose esse ano, inclusive com os mesmos convidados”, comentou Maurício Perina.
 
A estrutura de palco será semelhante a do ano passado, com espaço maior para acomodação dos músicos e dos corais e área coberta com cadeiras para o público. O repertório, segundo o maestro, será formado por peças novas e algumas que já foram executadas no ano passado. “A minha preocupação ano passado era fazer música italiana de todos os gêneros, desde os populares ao clássico e ópera. É muita 
responsabilidade preparar esse repertório, mas está sendo mais fácil esse ano porque o pessoal já teve essa experiência na primeira edição do concerto. Mas não deixa de exigir total dedicação de todos”, enfatizou o responsável pela Lira Itapirense.
 
A apresentação tem duração de aproximadamente 1h30 e começa com a execução instrumental de hinos italianos. Os ensaios para o concerto especial Italianíssimo estão sendo realizados desde a segunda quinzena de junho e intercalados com todos os demais compromissos da banda. Anteontem ocorreu o primeiro ensaio com os convidados. Na quinta, a passagem de som será no palco para os ajustes finais.

O concerto especial ‘Italianíssimo’ é patrocinado pelo Cristália através da Lei de Incentivo a Cultura e tem o apoio do Circolo Italo-Brasiliano XV de Novembro, da Secretaria de Cultura e Turismo do município e do Ministério da Cultura. A entrada é franca. 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

434 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções