Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
04/10/2014 | XXIII Encontro de Corais

Para comemorar os 35 anos de atividades musicais no município e fazendo parte dos festejos comemorativos do aniversário de Itapira, o Coral Cidade de Itapira, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo, promovem no próximo sábado, dia 11 de outubro, o XXIII Encontro de Corais, que será realizado na Igreja Matriz de Santo Antonio às 20 horas. A entrada é franca. 

 
Além do grupo anfitrião itapirense, o evento contará com a apresentação do Coral do Clube Pirassununga, Coral Elohin de São João da Boa Vista e Madrigal Vivace de Jundiaí.
 
O objetivo do encontro é divulgar a cultura através do canto coral, proporcionando à população momentos de cultura e lazer, com acesso gratuito e também trocar experiências com os outros grupos participantes.O encontro não tem caráter competitivo, estão todos reunidos para cantar e confraternizar.
 
Conheça um pouco dos corais:
 
O Coral Cidade de Itapira foi fundado em 1979, por Cira Aparecida Vieira Serra (já falecida). Era composto por senhoras da sociedade. Com o passar do tempo e ensaios constantes convidaram o maestro Agostinho Pereira de Oliveira (já falecido)  para ensaiar o grupo. Em 1980, foi registrado na Federação Paulista de Corais. Em 1998, assumiu a regência a maestrina Marcela Cristina Pereira e seu atual presidente é José Antonio Secolin. O coral participa de diversos encontros de corais e eventos na região e na própria cidade de Itapira. Possui repertório variado, do erudito ao popular. Em 2005 participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal da EPTV/Campinas. Em 2013 realizou seu primeiro concerto natalino com a Banda Lira e Coral Cidade de Itapira, envolvendo 180 pessoas.
 
O Coral é mantido pela Prefeitura Municipal de Itapira através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a dedicação de seus coralistas e apoio da empresas:  Supermercado Antonelli, Vitória Presentes, e Jet escola de inglês.
O Coral Cidade de Itapira com 35 anos de existência, atualmente possui 45  integrantes.
 
O Coral do Clube Pirassununga, iniciou suas atividades em 23 de julho de 1998 com o maestro Claudio Azevedo, realizando várias apresentações.
 
Com a regente Cris Naga  desde 24/07/2007, tendo desenvolvido linguagem de coro cênico, linguagem essa que privilegia a espontaneidade e a musicalidade assim como o repertório da música popular brasileira. 
Representou o seu torrão natal no 1º encontro de corais da cidade de Mogi Guaçu no estado de São Paulo em 2011, ano também que estreou o espetáculo “Só Canto Samba”;
 
Participou em 2012 do Encontro Internacional de Corais de Caxambu, organizou dois saraus, encontro de artistas homenageando Carlos Drummonde e Vinícius de Morais.
 
Participa de vários encontros de corais. Participou na cidade de Brodowski da Semana Portinari.
 
Em  2014, realizou o 1º Encontro de Corais do Clube Pirassununga.
 
O Coral Elohin foi fundado em janeiro de 1991 pelo atual regente Estevão Eduardo Ferreira; é um grupo de  voluntários e amantes da arte . O Coral Elohin passou por uma fase de reformulação . Esse grupo já participou de vários  encontros, festivais  nacionais e internacionais ,concursos entre outros. Tem em seu repertório os mais diversos estilos musicais e em seu coração um amor incondicional á música. Trabalham  sempre para superar as dificuldades pois é um grupo de amadores que cantam somente por amor  .O Coral Elohin conta hoje com aproximadamente 25 componentes. 
 
O Madrigal Vivace desenvolve um repertório variado dentro dos estilos erudito, sacro e popular. Apresentou-se com a Orquestra de Câmara Engenho Barroco e Orquestra de Câmara formada por alunos e professores da Unicamp, interpretando o “Glória” de Vivaldi, “Magnificat” de Vivaldi, o “Messias” de Händel e com a Orquestra Sinfônica da Unicamp executou o “Réquiem” de Mozart. 
 
Foi o coro convidado para a 1ª. Edição do Projeto Concertos Sinfônicos Populares com apoio do PROAC, apresentando a Cantata Carmina Burana com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, sob a regência de Vastí Atique,  nos Teatros Polytheama de Jundiaí e Teatro Municipal Teotõnio Vilela de Sorocaba ( 2011).  
 
Apresentou-se a convite do Maestro João Maurício Galindo com o Coro e Orquestra Sinfônica de Tatuí a Cantata Carmina Burana, na Sala São Paulo na Série TUCCA de Concertos ( 2011 e 2013) e com a Orquestra Jovem  do Estado o Oratório de Natal Saint- Saens, na Sala São Paulo (2011). Ainda com a regência do Maestro do Maestro João Galindo e a Orquestra e Coro de Tatuí apresentou a  Nona Sinfonia de Beethoven, na Série Tucca de Concertos (2012) e no Festival de Inverno de Campos do Jordão (2012).  Em dezembro de 2013 foi convidado da Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos para a execução da Nona Sinfonia de Beethoven, sob a regência de Emiliano Patarra.
 
Em 2001, com o incentivo da Lei Rouanet e o patrocínio das empresas Astra/ Finamax, gravou o CD “Brasil Vivace”.  Tem participado dos Festivais de Música Sacra de São Paulo, Campinas e Itajubá; dos Concertos Astra-Finamax em Jundiaí, abertura dos Concertos de Inverno no Solar, 1º. Festival de Inverno de Jundiaí, do programa “Clássicos em Cena” no Teatro Alfa (SP), além de encontros de corais em várias cidades da região. No âmbito do repertório popular, desenvolveu o musical “Gershwin Showcase”, “Tributo à MPB”, “The Christmas Post” e “ Pop Choir Show”.  Obteve o 2o. lugar no Mapa Cultural Paulista 2005/2006. Desde a sua formação, em 1999, recebe apoio do Centro de Educação Musical “Lúcia Olga Chaves” e tem a direção artística e regência da maestrina Vastí Atique. Atualmente conta com a preparação vocal de Gina Falcão e com o apoio cultual da empresa Astra, onde realiza seus ensaios.
 
A regente Vastí Atique é Mestre em Música pela UNICAMP e e Bacharel em Música pela FAAM. Participou de diversos cursos de regência coral e orquestral com os maestros Hans Peter Schurz (Alemanha), Kurt Mazur (Alemanha – EUA), Rodney Eichenberger (EUA), Gunta Malevica (Letônia) e Osvaldo Ferreira (Portugal). No exterior participou do curso “Creating Artistry na Butler University com o maestro Henry Leck (Indianápolis – EUA 2000 e 2007) e na Associación Orff España – Musica Y Movimento en la Educación – Curso Internacional de Verano (Madri - 07/2012). Obteve a menção honrosa de “Melhor Regente” no Mapa Cultural Paulista 2005/2006. É regente e diretora musical dos corais: Madrigal Vivace, Astra, Os Canarinhos da Terra – Unicamp e Canarinhos da Terra Núcleo Jundiaí e Coral Infantil Azul e Branco.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1099 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções