Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
16/09/2015 | Zoonose participou de evento na ETEC “João Maria Stevanatto”

 Atendendo a um convite formulado pela direção da ETEC “João Maria Stevanatto” , o médico veterinário Rodrigo Silva Bertini, dos quadros do setor de controle de zoonoses da Secretaria Municipal de Educação, palestrou para estudantes da referida escola dia 27 de agosto, quando ministrou o tema “Febre Maculosa Brasileira”. O evento integrou o rol de atrativos programados para assinalar a realização de mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes, a SIPAT.

 
Apoiado em uma experiência de pelo menos duas décadas atuandojunto a organismos estaduais e municipais no combate a doenças comuns aos animais domesticados, ele abordou o histórico e aspectos clínicos da doença, envolvendo a etiologia, os sintomas, formas de transmissão e prevenção, bem como estatísticas sobre a ocorrência da Febre Maculosa Brasileira (CMB) entre os anos de 1985 a 2011 no Estado de São Paulo. Na sequência o palestrante abordou a biologia do carrapato estrela, vetor da doença. Como efeito prático foi demonstrado o ciclo reprodutivo do carrapato, com ênfase às fases jovens (larvas e ninfas), principais transmissores da FMB aos seres humanos.
 
A doença tem como principais reservatórios os roedores silvestres, principalmente as capivaras. Foi dado ênfase no controle ambiental do carrapato estrela. Ao final, também foi apresentado um vídeo elaborado pelo Ministério da Saúde, abordando a vigilância epidemiológica e ambiental da FMB.
 
A palestra contou com a presença de 140 pessoas, alunos dos cursos técnicos de segurança do trabalho e de Administração, que demonstraram grande interesse no assunto e fizeram varias perguntas ao palestrante. Segundo Bertini, foi sua segunda participação como palestrante na ETEC. Numa outra oportunidade falou sobre animais peçonhentos. Elogiou a interatividade dos alunos. “Demonstraram muito interesse e fizeram muitas questões pertinentes”, disse.
Bertini palestrou na qualidade de colaborador do setor de zoonoses
Escola abre possibilidade de inscrição sem taxa
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1505 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções