Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Artigo
14/05/2012 | Clovis Akira: Ambição e Competitividade – Sinônimos de Sucesso
“O idioma japonês tem uma palavra-chave para explicar o que é ambição. A palavra é Kaizen, que significa melhora contínua. Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje. Graças a ela, o Japão destruído pela bomba atômica, com um território 25 vezes menor que o Brasil, com terremoto, furacão, etc. é hoje a terceira potência do mundo. Ambição, portanto não é outra coisa senão você querer melhorar sempre.” (Dr. Lair Ribeiro)
Essa frase representa bem o sentimento do povo japonês. Baseado no Kaizen, um processo de administração japonesa que se baseia na busca intensa na melhoria de um determinado objetivo e no seu constante aperfeiçoamento na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho).
Nos dicionários de língua portuguesa, a palavra “ambição” é definida como: desejo intenso de alcançar determinado objetivo.
E é justamente isso que o japonês busca durante toda sua vida: - a busca por objetivos, atingir metas e melhorar a qualidade. E esse espírito de competitividade e ambição é incentivado desde a infância.
Nas escolas, sempre há competições esportivas e culturais, onde as crianças iniciam esse processo competitivo e levam para o resto da vida.
Já na fase adulta, a ambição por melhores cargos dentro das empresas, faz com que os trabalhadores se dediquem integralmente buscando novas posições na escala hierárquica da organização. Um conceito do japonês é a fidelidade ao trabalho, por isso quando um jovem entra numa empresa, o intuito dele é permanecer até a aposentadoria, ambicionando sempre novos degraus até atingir o topo dentro da empresa, por isso a dedicação tem que ser total, abrindo mão do descanso e convívio familiar, e sempre buscando novas técnicas e formas de melhorar as condições de trabalho.
Na administração japonesa, um fator primordial para explicar o sucesso do Japão frente aos outros países é o conceito de “eliminar ao máximo o desperdício, produzindo mais em menos tempo”. Esse é um conceito da produção enxuta, que visa à eliminação dos estoques, produzindo apenas o necessário. E para atingir esse objetivo é necessária a participação de todos para cumprir as metas estabelecidas.
Esse conceito de administração foi desenvolvido pelo fundador da Toyota, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, Sakichi Toyoda e seu filho Kiichiro Toyoda. Ao desenvolverem esse projeto de administração de produção, após a segunda guerra, com a economia arrasada, os dois ambicionavam transformar a Toyota na maior montadora do país. Hoje ela está entre as três maiores do mundo, tendo já tingido o topo recentemente.
O exemplo da Toyota é apenas um entre os inúmeros casos de sucesso das empresas japonesas, que atingiram nível de excelência mundial, graças ao espírito de buscar o aperfeiçoamento constante.

http://clovisakira.blogspot.com

Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1613 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções