Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Artigo
25/02/2012 | De volta ao quarto secreto

 “Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” (Mt 6. 6).

Em muitos ambientes da Igreja Evangélica Brasileira, infelizmente, a piedade parece ter se rendido ao espírito deste século, e como alertou Paulo, a piedade tornou-se fonte de lucro para muitos, virou um negócio lucrativo, tão rentável, que mesmo grandes corporações do mundo financeiro viram na espiritualidade cristã um mercado alternativo e seguro em meio à crise financeira.

A exposição e a exibição em massa, seja em forma de grandes espetáculos, seja em ajuntamentos apoteóticos como a tomada do Vale do Anhangabaú em São Paulo, a Marcha para Jesus, a lotação de Estádios ou os especiais televisivos ao invés de demonstrar a nossa força de transformação, a nossa capacidade de impactar, a nossa condição de sal da terra e fermento que leveda a massa, antes expôs os nossos pés de barro.

É ridículo que cantores Gospel, que se dizem ministros do louvor, cobrem cachês altíssimos e exijam uma superprodução.  Evidentemente que estes cantores têm direito a sustento digno, de viverem de sua arte, de promover o seu trabalho enquanto exaltam a glória de Deus. Mas há algo perigoso e errado com a lógica e a aliança com o mercado. As leis do marketing e do sucesso sacrificam no altar da popularidade a reverência, a vida interior seguida de ética e a adoração comprometida com missões.

Precisamos retornar ao nosso quarto secreto e pedir a Deus discernimento e equilíbrio para não cairmos no exibicionismo farisaico do capítulo 6 do Evangelho de Mateus. Precisamos do escondimento de uma vida centrada em Cristo para não cairmos na cilada e na tentação do populismo, do sucesso a qualquer preço, da aceitação pela sociedade e pelo mundo e assim perdermos a nossa capacidade de andar na contramão dos valores distorcidos de nossa cultura.

Sem a frequência assídua no quarto secreto perdemos a sensibilidade contra as sutilezas do pecado e vamos, aos poucos, nos acomodando aos padrões culturais de um mundo sem Lei e sem limites. Sem a quietude da comunhão com Deus a dispersão do dia-a-dia, e as muitas vozes que gritam dentro de nós reclamando atenção, como o amor próprio, a vaidade, a autoestima demasiada, a sensualidade, a cobiça, os prazeres da carne, aos poucos nos ensurdecem para a voz de Deus que costuma falar na brisa suave de Elias.

Precisamos voltar ao quarto secreto para não ficarmos embrutecidos e com a consciência cauterizada em relação ao pecado que afronta a santidade de Deus, desonra o evangelho e avilta a dignidade humana.

Missões também tem a ver com a intimidade do quarto secreto, pois é lá que ouvimos o clamor de Deus: quem irá por mim? A quem enviarei? É lá que o Ide por todo o mundo se torna uma Lei e a Grande Comissão uma espécie de segunda natureza do pecador redimido. É no quarto secreto, na oração piedosa, confiante e cheia de amor que os nossos temores são tratados e os nossos complexos são desbaratados e aí podemos dizer: Eis me aqui, envia-me! E, Ai de mim se não anunciar o Evangelho.

Sem esta vida escondida em Cristo nunca haverá Missões. Poderá haver marketing religioso e denominacional ou, até quem sabe, algumas boas intenções, mas nunca haverá avanço no Reino de Deus, nunca haverá o alargamento de nossas tendas e as portas do inferno poderão sim resistir.

2012 é o ano dedicado à redescoberta e a vivência das disciplinas espirituais na Igreja Presbiteriana Central de Itapira. Dê o primeiro passo, obrigue-se a encontrar o tempo EXCLUSIVO para o diálogo franco e aberto com Deus na oração. Tenha um tempo dedicado à leitura espiritual e sapiencial da Bíblia, para à luz das Escrituras e no calor da oração sonhar coisas grandiosas para Deus em matéria de missões, discipulado, plantação de igreja, socorro dos pobres, contribuição financeira e etc. Desacelere a sua vida, evite a dispersão, fuja do exibicionismo, deseje e espere pela brisa suave onde a voz de Deus quer mostrar-lhe seu projeto de salvação e de amor pelos homens de todas as nações, raças e línguas. O “Ide” é precedido, gestado e fortalecido a partir do quarto secreto.

Reverendo Luiz Fernando

Pastor Mestre da Igreja Presbiteriana Central de Itapira

Fonte: Luiz F Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz F Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

923 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções