Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2022
Artigo
07/03/2012 | Economia do Brasil em alta – boa hora para os brasileiros que vivem no exterior voltarem
Com a economia do Brasil em alta, muitos brasileiros residentes no exterior, estudam a possibilidade de um retorno, pois o mundo inteiro tem passado por momentos difíceis devido a crise financeira mundial, com perspectivas nada animadoras de recuperação a curto prazo.
 
Após o terremoto e tsunami que destruiu a região norte, o Japão sentiu demais os impactos causados pelo desastre: desemprego, risco de contaminação radioativa, racionamento de energia elétrica e a constante eminência de um terremoto ainda maior.
 
Todos esses fatores contribuem para que os brasileiros convivam sob um clima de incerteza. Esperar por uma recuperação da economia enfrentando o clima de recessão ou retornar ao Brasil e tentar recomeçar a vida no nosso país.
 
O Japão vem passando por dificuldades a mais ou menos 4 anos, e os brasileiros são os primeiros a sentir os impactos da crise, pois como são trabalhadores temporários, são sempre os primeiros a serem demitidos quando há cortes de funcionários. E os que permanecem, tem os salários reduzidos e alguns benefícios cortados.
 
O maior problema que um brasileiro sofre ao retornar ao Brasil, é a recolocação no mercado de trabalho.
 
Mesmo possuindo boa formação profissional, o fato de estar afastado do mercado de trabalho, se torna um grande empecilho no momento de uma seleção para uma vaga de emprego.
 
Os selecionadores não levam em conta a experiência adquirida nas modernas linhas de montagens das industrias japonesas, nas novas tecnologias empregadas e nem dos processos de gestão de um país de primeiro mundo.
 
São raras as empresas que dão oportunidade aos brasileiros retornados do exterior. Uma delas se concentra na cidade de Cabo de Santo Agostinho, que pertence a região metropolitana de o Recife.
 
A cidade de Cabo de Santo Agostinho está a 41 Km de distância de Recife e é detentora de um dos maiores pólos industriais de Pernambuco.
 
Um complexo industrial foi construído ao redor do Porto de Suape para usufruir do próprio porto em si e também a infraestrutura de rodovias e ferrovias conectando Recife ao porto.
 
E é nesse complexo portuário e industrial, que as empresas estão em busca de trabalhadores com experiência na área de manutenção e solda em navios.
 
Como no Japão, existem diversos portos, a quantidade de trabalhadores brasileiros é grande, e com a qualificação em modernas técnicas de solda em navios, os trabalhadores brasileiros são muito bem vindos ao complexo portuário de Suape.
 
Outra boa noticia para os brasileiros que retornam do Japão, é de que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Economia, Trabalho Negócios e Turismo de Suzano, cidade da região metropolitana de São Paulo, realiza um trabalho de mediação de mão de obra em parceria com as empresas do município, com a função de direcionar e qualificar trabalhadores que estão com dificuldades em conseguir emprego. E os brasileiros que estavam no Japão, contam com toda atenção, e estão aos poucos conseguindo um colocação no mercado de trabalho.
 

http://clovisakira.blogspot.com

http://twitter.com/clovisakira

Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1909 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções