Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2022
Artigo
23/03/2014 | Humberto Butti: Dos campinhos da Santa Cruz para o futebol profissional

Quando nasceu, no início da década de 50, aquele menino nem imaginava que um dia iria se tornar um jogador de futebol, fazer gols e dar alegria para uma torcida. Embora tivesse esse sonho, como a grande maioria dos garotos de sua idade, tornar tudo isso realidade fez dele um dos grandes atacantes que o futebol itapirense produziu nas últimas décadas.

 
 
José Antonio Pires de Souza cresceu como todos os meninos de sua época, correndo atrás de uma bola nos campinhos existentes nas redondezas de sua casa. Como morava no alto da Santa Cruz, era nos campinhos ao redor do cemitério que dava seus chutes e fazia seus gols.
 
De uma geração que viu Pelé em ação, seu coração se tornou santista, assim como de um sem número de garotos daquela época. Ver aquele time fantástico do Santos em ação talvez deva ter inspirado aquele menino que mais tarde se tornaria um jogador de futebol.
 
No futebol amador da cidade, já conhecido como Tuia, deu seus primeiros chutes nos times do técnico Antonio Aparecido de Godoy, grande revelador de talentos, que treinava a garotada no campo onde hoje está a Pista de Atletismo José de Oliveira Barretto Sobrinho. Ali surgiu o atacante veloz, cheio de raça e força, que dava trabalho para as defesas adversárias.
 
Tuia vestiu várias camisas no futebol amador da cidade como Duque de Caxias, Flamengo, Santa Fé, Santa Bárbara, Nove de Julho, Vila Ilze, Unidos dos Prados e Bela Vista. No profissional defendeu clubes como Santa Bárbara, Itapira, Mogi Mirim e Inter de Limeira, além de ficar por um ano nas categorias de base do Guarani, de Campinas.
 
Dotado de técnica, raça e velocidade fez sucesso por onde passou e angariou amigos por ter personalidade e companheirismo. Hoje, embora na casa dos sessenta, ainda corre atrás da bola, sua grande paixão, nos times de veteranos da cidade
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Humberto Butti

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Humberto Butti
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1928 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções