Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Agosto de 2022
Artigo
24/11/2013 | José Carlos Barbieni: TCC ETEC
Olá a todos, Demorei........ Mas voltei depois de muita mão de obra para os trabalhos finais do curso Técnico em Administração, que é claro vai deixar saudades!
Antes de mais nada, vale registrar os parabéns a todos os formandos do terceiro ADA, que apresentaram na última sexta-feira (22 de novembro) seus Trabalhos de Conclusão de Curso, o famoso TCC, e foi um tremendo sucesso!
E para hoje trago justamente um pouco do tema de trabalho do grupo do qual fiz parte, juntamente com a Alexsandra, a Narelle, a Bernadete, a Madalena, a Vanessa e a Thaína, sobre a problemática do LIXO não só como questão ambiental, mas também como Responsabilidade Social de Empresas e da população.
Para que se entenda como o problema não é pequeno, imagine só você deixar de colocar o lixo de sua casa para recolhimento por uma semana que seja, onde colocaria todo lixo gerado por sua família, já prestou atenção em quanto se produz de lixo diariamente? Não é pouco não!
Para que todos, Empresas e Cidadãos possam colaborar, foram criados os três “Rs “da SUSTENTABILIDADE, que são Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e o uso deles como comportamento social certamente traz benefícios à sociedade
Reduzir... É o consumo responsável e consciente para comprarmos somente aquilo que necessitamos e na quantidade necessária, a fim de evitar o desperdício; É importante comprarmos EM OFERTA e não A OFERTA, como muitos fazem comprando mais do que precisam só pela promoção e no fim das contas acabam perdendo parte da compra, gerando desperdício.
Reutilizar... São muitas as coisas que jogamos fora sem nem ao menos aventarmos a possibilidade de reuso daquilo, como reutilizar a água da máquina de lavar, roupas que poderiam ser doadas e outras coisas.
Reciclar... Bom, para reciclar é necessário algum processo químico ou físico, e claro não temos equipamentos e máquinas em nossas casas, mas podemos colaborar separando o material reciclável de forma mais correta, facilitando sua identificação pelos catadores.
Enfim, o problema da geração de LIXO que não para de crescer não é seu, não e meu, nem do seu vizinho... É de todos nós, e como disse um catador de lixo (Valter dos Santos) na sua sabedoria popular: “99 não é 100”, ou seja, se alguém fica de fora desse esforço, a meta de 100% não é atingida, e se você acha essa definição sem importância, pense:
Se alguém está 99% vivo e 1% morto, como o classificaria?
 
A todos, muita Paz, Saúde e Prosperidade em 2014!
José Carlos Barbieni – Serralheiro- Técnico em informática e terminando o
Técnico em administração na Etec “João Maria Stevanatto”- Itapira-SP

E-mail: [email protected] 

Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de José Carlos Barbieni
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1158 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções