Carregando aguarde...
Itapira, 13 de Junho de 2024
Artigo
25/03/2012 | Luiz F Santos: A formação do caráter em Cristo

 “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar vem do maligno.” (Mt 5. 37).

 

É próprio do diabo ir além ou ficar aquém da palavra. Seja indo além do que Deus diz ou deixando a desejar no que Ele mandou. Seja como for, é comum a Satanás distorcer a Palavra de Deus. O inimigo também é conhecido por mentiroso, uma vez que todas as suas promessas e propostas de felicidade e realização não passam de ilusões. O que ele promete, não cumpre. O que oferece não pode dar.

Com Deus a coisa muda completamente de figura. A sua Palavra é sempre verdadeira e na medida exata. Jamais mente ou se contradiz. Nunca diz algo vazio ou sem claro significado. Deus não frustra jamais a nossa expectativa ou a nossa esperança. Quando promete, cumpre. Quando oferece é porque tem pra dar de sobra.

Um crente ou um frequentador da igreja que não sustentasse a palavra dada, não cumprisse seus votos feitos ao Senhor, comprometesse a verdade dos fatos com ilações e fatos distorcidos e prometesse dar o que não tem a quem se assemelharia? Não é à toa que Jesus disse: Sim, sim; Não, não. O que disso passar é do maligno!

O crente maduro e verdadeiramente nascido de novo, agora vive sob uma nova perspectiva e realidade. É nova criatura com uma nova natureza. Toda a sua vida deve ser transformada e liberta pela verdade. Por causa da mudança operada em seu caráter agora a sua palavra também tem peso de eternidade. Como santo e amado de Deus toda a sua comunicação é plena de significado, de edificação, de comunhão. O crente-discípulo não mente nem omite. Ama a verdade. Não faz comentários ou emite juízos só por ouvir dizer ou pela aparência. Não aceita receber uma informação e passá-la à frente ou formar convicção sobre ela sem antes checar os fatos.

O crente que anda em novidade de vida cumpre seus votos feitos ao Senhor mesmo em prejuízo da própria vida, leia o salmo 15; Hb 10. 32-39; Hb 11. 4-40; leia a história da igreja e você encontrará uma nuvem de testemunhas que regaram a semeadura do evangelho com o sangue de sua fidelidade. É esta integridade que está subtendida e é desejada nas palavras de Jesus que citamos como tema pastoral.

O Senhor requer de nós fidelidade prometida no dia de nossa profissão de fé e batismo: Fidelidade em frequentar o culto dominical; fidelidade em obedecer às autoridades da igreja em quanto são fiéis à Bíblia; fidelidade na entrega dos dízimos e no sustento financeiro da obra; fidelidade em propagar o evangelho pela palavra e pela vida...

Minha oração e meu desejo sincero é que você continue no firme propósito em ter como referência a pessoa santa e perfeita do Senhor Jesus. Nada menos do que esta perfeição é a nossa vocação na vida cristã e na Igreja. Esforce-se por frequentar com alegria um de nossos núcleos de vivência e discipulado. Aprendamos juntos a ser discípulos e testemunhas de Jesus.

 

Reverendo Luiz Fernando

Pastor Mestre da Igreja Presbiteriana Central de Itapira

Fonte: Luiz F Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz F Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2643 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções