Carregando aguarde...
Itapira, 13 de Junho de 2024
Artigo
30/05/2013 | Luiz Santos: A vitalidade dos 139 anos da IPCI

 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.” (1Co 12.27).

O mês de junho traz consigo as alegrias dos 139 anos de organização da Igreja Presbiteriana Central de Itapira. Esta veneranda senhora, apesar de sua respeitável idade, goza de boa saúde, vitalidade e muito fôlego. Evidentemente que esta pujança não tem origem na estrutura em si, ou na habilidade de sua liderança, ou na escolha de boas estratégias ou na descoberta de alguma receita mágica. Absolutamente. A igreja é um organismo vivo, mais que uma organização. É um corpo cujos membros recebem a vida de sua cabeça, o Senhor Jesus Cristo.

Uma vez que os veios que nos comunicam a graça, a bênção e o espírito de Jesus estejam obstruídos ou desligados, pouca coisa resta de uma religião vazia, sem qualquer significado. Uma instituição filantrópica ou cultural que nada possui de poder ou de sobrenatural que justifique a sua existência como agência do Reino de Deus. É verdade que em muitos momentos tais veios apresentaram tal incapacidade de transmitir os nutrientes espirituais e morais para a fortificação do corpo. Os pecados não confessados, os falsos convertidos, os corações embrutecidos, as vidas duplas, a ética mundana, a conformação da vida fora dos padrões Bíblicos, a deserção do púlpito quanto a verdadeira pregação das Escrituras e uma adoração centrada nos caprichos humanos foram aderindo às paredes destes veios, como acontece com a gordura nas as artérias do coração, levando a Igreja a uma ‘esclerocardia espiritual’.  

Os sintomas são perceptíveis: esfriamento espiritual, mecanicismo litúrgico, ortodoxia morta sem amor, terceirização ou omissão na obra evangelística, indiferença ou alienação em relação às misérias sociais e humanas que circundam a comunidade de fé e os crentes como atores sociais. A ‘esclerocardia espiritual’ enfraquece o corpo de tal maneira que as missões ficam comprometidas, o discipulado inexiste, as ofertas desaparecem e a socialização ocupa o lugar da comunhão, bem como a lógica da conveniência e o ‘politicamente correto’ assumem o posto da unidade na verdade.

O melhor presente que poderíamos dar à nossa igreja em seus 139 anos é um “check up” completo de cada parte de seu corpo de cada um de seus membros. Poderíamos fazer isso atentando para o que diz Paulo: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.” (2Co 13.5). Testemos a nossa conversão, passemos pelo escrutínio das Escrituras a genuinidade de nossa fé, de nosso discipulado, de nossa obediência a Cristo, da conformidade de nossa vida ao padrão de Bíblico. À luz deste “check up” quando encontrados pontos de obstrução que impeçam o livre trânsito da Graça santificadora e nutridora de Cristo para a nossa igreja e nossa vida, que cada um busque no Senhor a força para as decisões necessárias para a remoção destes obstáculos.

O alcance e a eficácia de nosso testemunho como discípulos de Cristo passam pela qualidade de vida, pela qualidade da saúde de nossa Igreja, pela salubridade dos membros.  Que os dias festivos dos 139 anos de nossa igreja sejam celebrados neste contexto de santificação, aperfeiçoamento da fé, genuínas conversões, evidências do fruto do Espírito, compromisso com as missões e a nossa responsabilidade social. Desde agora até o dia em que solenemente elevaremos aos céus a nossa Ação de Graças pela organização de nossa Igreja aqui em Itapira passe sua vida a limpo, “retorne ao seu primeiro amor” (Ap 2. 4), e seja um membro saudável que comunique saúde e bem estar a todo o corpo eclesial.

Reverendo Luiz Fernando

Pastor da Igreja Presbiteriana Central de Itapira

Fonte: Luiz Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2769 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções