Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Junho de 2024
Artigo
13/06/2012 | Luiz Santos: Ajustando as contas na caminhada

 Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus com Cristo Jesus.” (Fp 3. 13b-14).

Uma vez ouvi a seguinte afirmação: “O passado é história, o futuro é mistério, o hoje é uma dádiva, por isso se chama presente.” Há alguma sabedoria aqui que deveria nos ajudar a bem administrar a nossa história, e ainda mais porque cristãos, temos as luzes das Escrituras que nos ajudam a descobrir o sentido, o propósito e a direção de nossa vida.

É certo que um dia todos nós deveremos fazer a nossa prestação de contas finais a Deus: “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” (Rm 14.12). Por isso há maior necessidade de andarmos com as nossas coisas em dia, nunca deixando situações mal resolvidas pelo caminho, mas nos esforçando a cada momento para sermos achados dignos.

Muitos escolhem o final do ano para fazer um ajuste de contas em sua caminhada. Por que não começar a pensar, a fazer um balanço e averiguar os lucros, ganhos, perdas, retrocessos, eventuais prejuízos, as áreas que ainda precisamos avançar mais e outras que ainda aguardam investimentos agora? Uso esta linguagem contábil, mas falo de nossa existência como homens e mulheres de Deus. Aplico esta linguagem para convidar a todos para com humildade e sinceridade, passar a limpo a sua vivência cristã, em sua totalidade, em face da aprovação de Deus, ou não, de como chegamos até aqui.

Gostaria de indicar um roteiro de como devemos nos proceder neste acerto de contas, neste balanço espiritual e moral.

1. Comece vasculhando em seu coração até encontrar sentimentos azedos e destrutivos em relação às pessoas que possuem alguma relação com você. Esposa, parentes, chefes ou supervisores no trabalho, colegas de profissão, irmãos da igreja, oficiais, pastor e etc. Peça a Deus em oração que te livre e te perdoe por agasalhar no coração, por tanto tempo, estes sentimentos homicidas e incompatíveis com o nosso status de filhos de Deus. Peça humildemente para que o Senhor te ensine perdoar, amar, querer bem e desejar o bem a estas pessoas;

2. Investigue em suas memórias, veja se há em suas lembranças acontecimentos que ainda te fazem reviver momentos de dor, de lágrimas, de desapontamento, decepção. Procure encontrar registros armazenados em sua psique que ainda roubam a alegria da vida e a paz do coração. Peça a Deus em confiante oração que Ele mesmo purifique estas lembranças e que ele faça arrefecer os efeitos que elas ainda possuem sobre a sua felicidade. Clame ao Senhor para que as memórias não passem de cicatrizes e não continuem feridas abertas na sua alma, determinando assim seu humor e sua reação frente a vida.

3. Enfrente corajosamente os seus medos e os sentimentos de perdas. Enfrente com amor e esperança as dificuldades e incômodos para reconstruir laços de amizades, superar injustiças sofridas, humilhações sentidas e outros ultrajes pequenos ou grandes. Peça a Deus para que Ele te reconcilie com a sua história, de modo que nada que esteja no passado te escravize no hoje e te impeça de correr esperançoso ao encontro com o amanhã.

4. Aprenda a contabilizar as bênçãos de Deus. Faça uma lista daquelas bênçãos que recaíram sobre o seu esforço e iniciativa pessoais, como os estudos, o trabalho, os empreendimentos e os projetos. Agradeça a Deus pelas suas conquistas que Ele quis “dividir” com você o seu triunfo.

5. Conte depois, aquelas bênçãos e promessas que alcançaram a sua vida quando você nem mesmo estava esperando por elas. Você vai se surpreender com a maravilhosa generosidade do nosso Deus. Adore-o por isso.

6. Agora, pegue a sua Bíblia e leia: Sl 37.4,5; Pv 16.1-3; 2Co 9. 6 e faça os seus votos e propósitos levando em conta a experiência vivida e a orientação geral das Escrituras e aprenda que andar em dia com Deus é o melhor investimento de nossas vidas!

Reverendo Luiz Fernando

Pastor mestre da Igreja Presbiteriana Central de Itapira

 

Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. 
Salmos 37:4-5

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 
Provérbios 16:1-3

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 
2 Coríntios 9:6

Fonte: Luiz Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

887 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções