Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Artigo
28/07/2020 | Luiz Santos: Fé

Dias difíceis costumam fazer aflorar a fé em muitas pessoas. Não é difícil encontrar mensagens de fé nos noticiários, em propagandas de TV e em milhares de posts no Facebook, Instagram e WhatsApp. Andando pelas ruas da cidade vi que muitos comerciantes ou empreendedores impedidos de trabalhar colocam cartazes para os seus clientes com os seguintes dizeres: “No momento não podemos atendê-lo, mas tenha fé, vai passar. Tenha fé, em breve estaremos aqui para servi-lo”. Evidentemente que esses comunicados são muito simpáticos, nos levam a pensar positivo e despertam em nós um certo grau de otimismo benfazejo para continuarmos caminhando. Hoje mesmo quando entrei em casa e antes que o telejornal começasse, no programa anterior, a mensagem final foi a seguinte: “Não importa a sua religião e nem para quem você ora. Agora, isso não faz a menor diferença, o importante é ter fé”. Outra mensagem simpática, soa bem aos ouvidos de muitos, mas será verdade? Será que o importante é ter fé não importando o seu conteúdo ou objeto? Do ponto de vista bíblico nada é mais enganoso do que o simples fato de ter fé. Sobremaneira a fé como a percepção da realidade de Deus ou até mesmo especificamente da pessoa de Jesus Cristo. Preste bem a atenção nesta passagem das Escrituras: “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem — e tremem!” (Tg 2.19). O diabo também crê, também tem fé, está cônscio da realidade de Deus, tem conhecimento de Jesus Cristo e a sua redenção. O diabo não é ateu e nem agnóstico, a sua percepção de Deus é perfeita. Entretanto, está ‘fé’ nada significa. A fé cristã envolve, exige um compromisso pessoal e ativo para com Deus e Cristo. É uma fé pessoal e objetiva correspondente a revelação graciosa de Deus em Cristo e no Evangelho. A fé supõe o conhecimento real das afirmações bíblicas acerca de Deus, seu plano, a redenção realizada por Cristo, sua ressurreição, sua ascensão e a sua volta gloriosa. A fé possui um conteúdo muito específico. Uma fé genérica, informe, sem a substância das afirmações não oferece nenhuma segurança real e nenhuma esperança verdadeira. É uma espécie de autossugestão o que, no fim das contas, é um tipo de autoengano, um otimismo que não resiste às provas da vida. Nestas passagens bíblicas você poderá atestar se a sua fé corresponde e se fundamenta no conteúdo e no objeto corretos: “Ele [Jesus Cristo] foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação” (Rm 4.25); "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus” (Jo 3.16-18); “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12); “Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? "Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa” (At 16.30-32) e ainda: “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (At 17.30,31). Todos os textos acima mostram exatamente o que qualifica, identifica e especifica uma fé cristã autêntica. Não se trata em um primeiro momento o ‘tamanho’ da fé, ou seja, quanta fé temos. Porque se alguém tem uma grande fé no objeto errado, ainda que a sua crença seja admirável, igualmente admirável será no fim das contas a sua desilusão, ainda que por algum tempo tenha a sensação de ver realizados os seus desejos. Contudo, uma fé trepidante, ainda que pequena no objeto correto, pelos motivos certos (o conteúdo), é capaz de alcançar maravilhas: “Ele respondeu: Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível” (Mt 17.20). “Ele respondeu: Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá” (Lc 17.6). Certifique se a sua fé resiste ao teste desses textos das Sagradas Escrituras e peça ao Senhor que a aumente justamente para suportar esses dias com indestrutível paz e esperança no coração: “e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1.11).

Reverendo Luiz Fernando é pastor na Igreja Presbiteriana Central de Itapira

Fonte: Luiz Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1353 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções