Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Junho de 2024
Artigo
26/06/2013 | Luiz Santos: Lições dos 139 anos da IPCI

“Vocês são o sal da Terra... e a Luz do mundo.” (Mt 5.13,14).

Encerrando o mês em que comemoramos os 139 anos da IPCI algumas lições podem ser extraídas e aprofundadas, inclusive já em preparação para 140º aniversário de nossa organização aqui em Itapira.

A primeira lição podemos extrair do testemunho de vida do próprio pastor convidado, o Rev. Dr. João Tinôco. Um cientista renomado no Brasil e na Europa. Durante muito tempo o único Doutor em Engenharia Ambiental do Brasil. Catedrático da Universidade Federal de Viçosa/MG. Possuidor de “Notório Saber” pelo MEC. Escreveu e publicou mais de 350 artigos científicos e consultor requisitadíssimo para as áreas de aterro sanitário, compostagem e etc. Apesar de uma carreira brilhante, foi no encontro com Jesus Cristo que a sua vida ganhou sentido. Abandonou a vaidade da academia e o “glamour” que a sua vida profissional podia lhe dar e abraçou a vida missionária e o sagrado ministério.

Evidentemente que no transcurso de sua conversão, o Reverendo João Tinôco compreendeu que toda a sua formação foi uma “preparatio evangélica”, isto é, uma preparação prevista por Deus para equipá-lo em vista do ministério. Assim, quando abraçou a vida missionária e o sagrado ministério, levou consigo o ‘Know how’ da engenharia. Hoje, usa os seus conhecimentos na área em investidas missionárias no sertão nordestino, em regiões aonde os programas sociais do governo sequer chegaram. Ali, de cisternas para coletar e armazenar água, princípios de profilaxia sanitária, programas de geração de renda à pregação do Evangelho, tudo é entendido como Missão Integral. O Evangelho para todo homem e para o homem todo.

A primeira lição? Uma vez convertidos toda a nossa vida e tudo o que temos ou sabemos devemos colocá-los à disposição do Senhor e do Reino.

Segunda lição: Viver o evangelho de maneira encarnacional. Isto é, penetrar os valores do Reino na sociedade onde estamos presentes. Não apenas o discurso da fé. Não apenas a defesa ou apresentação da doutrina. Mas uma inserção cada vez mais profunda do Evangelho em forma de amor, responsabilidade social, promoção humana, proteção social, defesa dos direitos humanos, educação e preservação ambiental. Enfim, viver o evangelho de maneira plena e transformadora. Viver e praticar os valores do Reino de Deus de maneira engajada e militante nos fóruns de cidadania e políticas públicas.

Terceira lição: Viver o evangelho de maneira sacrificial. Não podemos nos contentar com uma vida cristã domesticada, confortável, aburguesada, como consumidores de religião. Precisamos desenvolver um espírito voluntário, fazer oferta generosa de nosso tempo, de nossas habilidades, de nossos bens. Um ministério que não custa nada, não gracioso, só é barato. E a Graça é Graça, mas não é barata, possui a dimensão e o preço da cruz. Precisamos reaprender o caminho da renúncia, de perder para ganhar.

Quarta lição: Todos temos um ministério. É o ministério da reconciliação. Somos embaixadores do Reino, representantes de Cristo, arautos do Evangelho. Desde a nossa conversão fomos guiados a esta condição e investidos nesta missão: Trazer graciosamente homens e mulheres para o Senhorio de Cristo. Ninguém poderá dizer que não possui chamado algum. Todos podemos falar das maravilhas de Deus em nossa vida. Todos podemos contar a transformação operada em nós pelo Espírito regenerador de Deus. Todos podemos falar da imensa graça que nos alcançou com o perdão definitivo de Deus. Todos, sem exceção, podemos falar dos cuidados paternais e amorosos do Senhor, de suas provisões, de seus livramentos e etc.

Poderíamos elencar aqui outras lições ainda mais específicas, como o mandato do “cuidado do Jardim” (Gn 2.15) e nossa responsabilidade com o meio ambiente, aliás os filhos de Deus são os primeiros que devem ter esta preocupação, posto que é uma tarefa, uma comissão recebida já no paraíso. Contudo, penso que estas já nos ajudam e muito a repensar e a aprofundar a nossa caminhada de fé e vida cristã aqui em Itapira.

Por todas estas abençoadas lições dos 139 anos da IPCI “Soli Deo Gloria”.

Rev. Luiz Fernando

Pastor da Igreja Presbiteriana Central de Itapira

Fonte: Luiz Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

691 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções