Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Junho de 2024
Artigo
26/12/2012 | Luiz Santos: Verbum Domini Caro Factum Est. Et Habitavit In Nobis!

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de Graça e de Verdade.” (Jo 1. 14).

O anúncio do anjo aos pastores nas campinas de Belém foi a notícia mais impactante, mais transformadora, mais aguardada e mais feliz de todos os tempos: “Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2. 10,11). Deste fato resultou a mais completa transformação da realidade desde o pecado original. Agora, Deus retomou a amizade, a intimidade e o seu favor condescendente para com o homem.

O pecado criou um fosso intransponível entre o Criador e a sua criatura amada, o homem não pode mais achegar-se livremente a Deus e o Senhor três vezes santo não podia entrar em comunhão com a natureza decaída e maculada do homem. Este abismo foi transposto pela Encarnação do Filho de Deus, como diz Anselmo de Cantuária: “Bem apropriado é lhe o título de pontífice, pois apenas sobre ele cruzamos o abismo de nossa alienação de nossa completa destruição.

A notícia trazida pelo anjo foi gestada e esperada com ânsias de amor pelo povo de Deus em sua história e também na eternidade, assim dramática e poeticamente descrita por Bernardo de Claraval: “Os arcanjos fazem silenciar os farfalhar de suas asas, e os coros angélicos se calam, os patriarcas aspiram, os profetas sussurram, os mártires gemem, os apóstolos se afligem, os confessores e as virgens se angustiam e todos os santos anseiam, consentindo Maria, disseste sim e como uma porta te abriste para que entrasse o Rei Glória. Foi a noite, raiou o Sol da justiça. Não estamos mais sós, Emanuel, Deus é conosco. É Natal!”.

Esta mesma notícia, com esta mesma dramaticidade, precisa se comunicada ao mundo, a este nosso século XXI tão altivo, tão avançado, mas também tão angustiado, tão perdido, tão sem esperança. Poderíamos parafrasear Bernardo: “As nações testemunham frustradas a falência de seus projetos de poder e glória. As religiões se desesperam em seus labirintos existenciais. Os ateus se debatem sobre a ausência de sentido para as suas vidas. Os agnósticos se angustiam com o absurdo de não poder crer. Muitos cristãos se perdem no caótico mundo pós-moderno, e todos, sem exceção precisam saber, precisam ouvir, precisam crer: Jesus Cristo Eterno Filho do Eterno Pai já nasceu. Às nações traz paz e prosperidade. Às religiões comunica a exclusividade de sua graça e de seu perdão e o caminho direto e livre para Deus. Aos ateus remove-lhes a orfandade e dá-lhes um sentido para viver: a eternidade feliz nos céus. Aos agnósticos se revela como a Verdade suprema e única o que os tira da obscuridade e do engano. Aos cristãos recobra-lhes a certeza de sua vocação escatológica e celeste, livrando-os das escravidões desta vida. Emfim, a todos, sem exceção, Jesus se oferece como Único e Suficiente Salvador do gênero humano, para isso se fez carne e habitou entre nós.”

Feliz e santo Natal do Senhor Jesus a todos!

Rev. Luiz Fernando

Pastor Mestre da Igreja Presbiteriana Central de Itapira

Fonte: Luiz Santos

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luiz Santos
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

892 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções