Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Artigo
12/04/2015 | Sandro Belli : Cinomose

A cinomose é uma doença altamente contagiosa que pode atingir diversos orgãos. É provocada pelo virus CDV (Canine Distemper Vírus), ou VCC (Vírus da Cinomose Canina) (VCC é a tradução de CDV). Atinge cães e alguns animais selvagens, como furões, raposas, entre outros. A única forma de prevenção é vacinar o animal, além de evitar contato do animal com saúde com o animal doente ou com suspeita de doença, é claro.

Quando escrevemos que “é uma doença altamente contagiosa” nós não estávamos exagerando: pode ser transmitida, por exemplo, por um espirro do cachorro doente que entre em contato com outro cão. Este, então, estará contaminado também. E cães doentes devem ser castrados, pois a doença é genética: se tiverem filhotes, estes também terão a doença.

Os sintomas são muitos: febre bifásica, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão , vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica. Tanto os cães tratados quanto os não tratados (especialmente os não tratados) podem desenvolver sintomatologia nervosa, que se caracteriza por mioclonia e comportamento fora do normal, provocado pela desmielinização do sistema nervoso. Isso inclui agressividade e, as vezes, o cão nem reconhece o dono!
 
Com o degeneração avançada da baínha de mielina, localizada no cérebro, o cão pode apresentar paralisia devido á fragmentação dos neurônios. Conforme a baínha de mielina, que fica no cérebro, vai se destruindo devido a doença, o animal sofre muito: suas pernas vão atrofiando até ele ficar paralisado, pois seus nervos começam a se fragmentar. Embora os veterinários recomendem eutanásia de animais com paralisia devido a cinomose, a acupuntura tem mostrado muitos casos de sucesso,mas nem sempre com sucesso .
 
É importante isolar animais doentes. Eles precisam de um ambiente limpo, com temperatura agradavel . Infelizmente não há medicamentos especificos, mas eles tomam antibióticos. No entanto, o grande remédio, de verdade, é o apoio das pessoas ao redor dele, que os amam: seus donos! Além disso, também é feita a reposição dos liquidos perdidos durante a doença.
 
Mas tome todo cuidado possivel! Filhotes tem grande indice de morte, e o inverno favorece a presença do vírus da cinomose. Lembre que a doença mata, e nos primeiros sinais leve o animal ao veterinário.
Fonte: Sandro Belli

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Sandro Belli
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1363 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções