Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Agosto de 2022
Artigo
31/08/2014 | Sandro Belli : Como escolher um novo amiguinho

Saiba tudo sobre cães e gatos antes de adquirir um: Se você decidiu que quer um animal de estimação, parabéns! Você não vai se arrepender. Mas antes de adquiri-lo esteja ciente de que o animal depende totalmente de você. Então veja se você realmente está preparado para ganhar um novo companheiro respondendo a algumas perguntas. Pare e pense:

 
1. Gosta de bichos de verdade?
 
2. Tem tempo suficiente para cuidar de um animal?
 
3. Tem espaço para um novo amigo ir morar?
 
4. Tem condições financeiras de bancar tudo que um animal precisa?
 
Se todas as respostas foram SIM então prepare-se para conhecer melhor cada animal e poder escolher o que mais tem haver com seu estilo de vida. Os animais de estimação já fazem parte do cotidiano do homem desde o início do mundo.
 
Desde que o homem se deu conta que os mais fiéis amigos são os animais, eles passaram a domestica-los e a cuidar a cada dia melhor deste companheiro. Além do mais tem animais que ajudam o homem no trabalho (cão farejador de drogas, cão de resgate e salvamento, cão de pastoreio), animais que ajudam o homem a melhorar de saúde (como cães guias de cegos, cavalos que são usados em terapias com crianças excepcionais, gatos, peixes, pássaros que socializam crianças e idosos) .
 
Estudos mostram que os animais aumentam o ciclo de amizade do homem, crianças criadas desde novinhas com animais de estimação tem um aumento razoável no QI, animais contribuem para a saúde psicológica de pessoas carentes e que vivem sozinhas, etc. Enfim existem inúmeras razões que fazem o homem optar por ter um bichinho de estimação. Primeiro leve em consideração o que fez você querer ter um animal de estimação ( companhia para caminhadas, alguém para ficar do seu lado quando estiver em casa, barulho de pássaros para aliviar o estresse diário, etc.).
 
Descobrindo o motivo fica mais fácil escolher qual tipo de animal se encaixa com sua necessidade e vontade. Se você já descobriu qual animal deseja, agora descubra qual raça é a mais indicada para você. Cada tipo de cão ou de gato, por exemplo apresenta uma personalidade e um tipo de comportamento diferente. Vejamos um exemplo: você quer um cão, então vá ao lugar mais fácil de encontrar pessoas com cachorros (praças, petshop, clínicas veterinárias), chegando ao local converse com os donos dos animais, pergunte tudo sobre aquela raça, não tenha vergonha, quem tem um animalzinho adora falar dele. Prepare sua casa para a chegada de seu novo bichinho. Compre itens básicos antes dele chegar (vasilha de comida e de água, ração, brinquedos feitos para animais, para os filhotes morderem e brincarem) em caso de gatos não esqueça de comprar vasilhas sanitárias (de preferência com cobertura)e areia especial para isto.
 
Tudo que você precisa para animais é fácil encontra em petsshops. Lembre-se que seu novo filhote não está acostumado ainda com a sua casa, por isso nos primeiros dias o filhotinho pode ficar assustado, afinal a sua casa é um novo mundo para ele. Você deve deixar ele bem a vontade conhecendo a casa toda, dê atenção e brinque com ele, não grite jamais, se tiver criança em casa ensine que esse bichinho não é de brinquedo, alimente-o bem(desde o 1º dia no local onde vai ficar sempre a água e a comida). È normal alguns filhotes chorarem nos primeiros dias em seu novo lar, não se deixe influenciar pelo choro, se cada vez que seu filhote chorar você atender o pedido dele, ele vai sempre fazer isto quando quiser chamar sua atenção.
Fonte: Sandro Belli

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Sandro Belli
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

879 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções