Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Agosto de 2022
Artigo
19/07/2015 | Valeria Vassoler: Micose na virilha

 Vanessa Lopes

 
A micose na virilha, também conhecida como tinea cruris, é uma infeção fúngica de pele bastante comum. Esta infeção afeta normalmente as virilhas, coxas e nádegas, gerando coceira e vermelhidão. Este tipo de infeção é causada por fungos que vivem no ambiente. O seu aparecimento é mais comum no verão devido ao suor e ao uso de roupas de banho molhadas por algum tempo, que favorecem a proliferação do fungo.
 
O fungo causador da micose é chamado de Trichophyton rubrum e é um habitante normal da nossa pele, uma vez que o nosso sistema imunológico permite mantê-lo sob controle, desde que a pele se mantenha limpa e seca. No entanto, no verão, passamos por vezes longos períodos com a roupa de banho molhada vestida, o que favorece a proliferação deste fungo.
 
Tanto homens como mulheres podem sofrer de micose na virilha, no entanto os homens são os mais afetados.
 
O tratamento da micose da virilha é feito à base de pomadas antifúngicas. Caso, a micose já esteja espalhada por outras regiões da pele, poderá ter de tomar anti-fúngicos orais. Normalmente, o tratamento é feito entre três a seis semanas. No entanto, mesmo que os sintomas da micose tenham desaparecido após este período de tempo, é recomendável continuar a aplicar a pomada por mais 15 dias, para evitar uma nova infeção.
 
Durante o tratamento da micose mantenha a pele limpa e seca, podendo mesmo aplicar talco na região inguinal para manter a área seca.
 
Se praticar exercício físico, não aguarde muito tempo até tomar banho, para evitar de andar com as virilhas com suor durante
um longo período de tempo. Tente evitar também tomar banho com água muito quente.
 
Deve-se também evitar o uso de roupa interior muito apertada durante o tratamento da micose na virilha. No caso das mulheres, deverão utilizar calcinha de algodão e evitar usar calças demasiado justas. Não use a mesma roupa interior após o banho.
 
Depois do banho, não utilize a mesma toalha para secar a zona afetada e o rosto, utilize toalhas diferentes.
Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

923 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções