Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Agosto de 2022
Artigo
07/12/2013 | Valeria Vassoler: Proteção solar oral, isto é possível?

Está provado que tomar sol é cancerígeno, causa manchas e acelera o apareci­mento de rugas. Seria ideal se essa proteção pudesse ser oferecida por um compri­mido, uma cápsula, e a pele ficaria resistente aos efeitos da radiação ultravioleta, sem precisar se lambuzar com cremes ou evitar o horário de pico do sol.

Isto ainda não é possível, talvez um dia vire realidade. Conforme a ciência evo­lui, saúde e beleza ganham aliados. Existem estudos demonstrando que algumas substâncias antioxidantes, quando ingeridas, aumentam a resistência da pele contra os efeitos do sol.

Os antioxidantes

O princípio do antioxidante, nesse caso, é diminuir a formação de radicais livres e dos danos causados pela exposição ao sol.

Alguns exemplos de antioxidantes são: Polypodium leucotomos (extrato de uma planta), chá verde, isoflavonas, genisteína (derivada da soja), zinco, vitamina C, vitamina E e betacaroteno. Estes estão chamando a atenção da comunidade médica. Estudos mostram que a vermelhidão causada pelo sol demora mais para acontecer em quem toma antioxidante. Há pesquisadores que relatam menor in­cidência de carcinoma de pele, um tipo de câncer, em grupos tratados com esses protetores solares por via oral. Mas essas conclusões e a extensão do benefício ainda são assunto de pesquisa.

Protetor solar via oral e melasma

Há muita discussão sobre o uso do antioxidante por via oral na luta contra o melasma. Quem tem melasma sabe que toda a proteção é fundamental durante o tratamento e para evitar que as manchas voltem. Muitos médicos já prescrevem o produto para pessoas com melasma, e de fato há estudos endossando tal conduta. Mas, novamente, ainda não há consenso.

Confie desconfiando

O que se sabe hoje é que essas substâncias podem ajudar, mas ainda não subs­tituem de maneira alguma o filtro solar tópico. Como o grau do benefício ainda não está definido, é importante saber que mesmo tomando um protetor solar por via oral você não pode, em hipótese alguma, parar de aplicar ou diminuir o fator de proteção do seu filtro tópico, seja ele em creme, gel ou loção.

Fonte: Valeria Vassoler

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Valeria Vassoler
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1399 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções