Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Maio de 2025
Notícia
10/01/2013 | Hotel Fazenda: vistoria revela cenário chocante

Hotel Fazenda Esperança: vistoria revela cenário chocante e reconstrução difícil


 Paganini percorre o Hotel com o secretário de Cultura e Turismo  - 'estou triste com o que vi'

Um cenário chocante, repleto de cenas de destruição, foi encontrado nesta terça-feira pelo prefeito José Natalino Paganini no Hotel Fazenda Esperança, durante uma inspeção geral para averiguar as condições do empreendimento, fechado desde 2010. Ele esteve no local ao lado da secretária de Governo, Estercita Rogatto Belluomini; do secretário de Negócios Jurídicos, Sérgio Augusto Francisco Urbini; do diretor de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino, e do chefe de Patrimônio da Prefeitura, Carlos Alberto Rocha Franco. Ao final da entrevista, Paganini lamentou: “estou triste pelo que vi aqui hoje, muito triste”. 

O panorama hoje visto no Hotel Fazenda Esperança é resultado de vários anos de cuidados inadequados com o local e do abandono que se seguiu ao fechamento apressado em 2010. Nem sempre foi assim, porém. Logo após sua inauguração e durante todo seu auge, o Hotel foi exemplo de hotelaria de alta qualidade e de cuidados arquitetônicos e paisagísticos. Recebeu ministros, artistas e empresários de alto calibre que se encantaram com suas instalações. Acolheu convenções e casamentos, entre outros eventos, que trouxeram inúmeras pessoas a Itapira. 

Hoje, uma caminhada rápida pelo Hotel Fazenda Esperança mostra que o abandono produziu danos quase insanáveis. Infiltrações e goteiras espalham-se por praticamente todos os aposentos. Na antiga casa-sede, por exemplo, as goteiras nos quartos e em uma das salas são tão grandes que tapetes e colchões apodreceram. Algumas janelas da casa-sede sequer fecham, enquanto vários móveis já começam a ser corroídos pelos cupins.

 
Tapetes e móveis se desfizeram com a infiltração de água de chuva e falta de cuidados

A situação não é muito diferente nos prédios construídos para abrigar os apartamentos do Hotel. No primeiro prédio, defronte ao qual aconteceu a inauguração em 2001 com a presença do então ministro e hoje senador Aloysio Nunes Ferreira, o abandono começa já pelo salão de entrada. Quase todos os móveis foram retirados do local e pombas e outras aves ocupam o espaço, que se tornou similar a um cenário de filme de terror. Nos banheiros repete-se o problema, neste caso agravado pela enorme quantidade de fezes de ratos e outros animais, acumulados até mesmo nas pias. 


Colchões e roupas de camadas destruídas é o resultado do abandono em um dos quartos

Em parte dos apartamentos já não se encontram colchões e roupas de cama, que teriam sido encaminhados para o Hospital Municipal. Naquelas unidades onde ainda existem, colchões e lençóis estão dispostos como se tivessem sido recentemente usados e o local abandonado às pressas. 

No restaurante, que antes foi considerado um dos melhores da região, atraindo turistas de diversas cidades, amontoam-se cadeiras e mesas em meio a lixo e entulho. É possível encontrar até mesmo centenas de garrafas de água cheias e deixadas acumuladas dentro de geladeiras desligadas. Em outros locais, geladeiras, televisores e equipamentos de informática são encontrados totalmente abandonados. Na parte externa, o mato, que é eventualmente cortado, fez sumir as trilhas de caminhada, ao mesmo tempo em que o playground está praticamente desmoronando.


Banheiro da área dos apartamentos sujeira e destruição

“Será muito difícil recuperar tudo isso, porque será imenso o custo, assim como as horas de trabalho necessárias”, afirmou o prefeito ao fazer a vistoria. Para o secretário de Negócios Jurídicos, Augusto Urbini, a situação encontrada pela administração municipal no Hotel Fazenda Esperança merece uma avaliação jurídica, que pode gerar ações de responsabilidade. “Não deixa de ser uma possibilidade a ser considerada”, informa. 

Nos próximos dias, a situação total e detalhada do Hotel Fazenda será conhecida com uma vistoria completa, incluindo avaliação das redes de água, energia elétrica e telefonia. “É a única forma de termos um panorama que nos permita dimensionar os custos necessários para uma eventual recuperação”, informa Paganini. A partir daí, afirma, será possível discutir o futuro do Hotel Fazenda Esperança e planejar a viabilidade de se instalar novos projetos no local. 


Telhado comprometido na antiga casa-sede

 
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
6 comentários
13/01/2013 00:01:10 | Sergio Luis De Souza
Isso é um descaso com o patrimonio publico, destruiram por birra, deveria por esses caras ma cadeia e fazer pagar cada centavo, com a ajuda do deputado isso será resolvido, força paganini.
11/01/2013 17:01:42 | Milton Cesar
Devemos cuidar do que é nosso,sabemos da grande perda é lastimável o abando,mas podemos reverter a situação,buscando parceria com as grandes empresas da nossa cidade onde elas poderão usufruir também deste espaço...... esta é a minha sujestão
11/01/2013 16:01:14 | Rafael Mendes
Uma ótima ideia seria transformar o antigo hotel num local de tratamento e recuperação de dependentes quimicos.....fica a ideia!!!!!
11/01/2013 10:01:00 | Cristiano
Mais saúde, mais educação!!! menos dinheiro jogado fora!!!!
10/01/2013 19:01:37 | Aline Pereira
Paganine prarbens por voce não ter esquecido do hotel fazenda pois faz muita falta um lugar pra gente ir seria otimo que ele voltasse a funcionar
10/01/2013 17:01:00 | Luis Carlos Pedroso
Manifestaões sociais: vai ai uma sugestão, transformar esse lixo ,que consuiu varios milhões de reais, do dinheiro público , em uma escola técnica de hotelaria, isso sim é pensar no futuro do trabalhado,
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

974 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções