Carregando aguarde...
Itapira, 13 de Agosto de 2022
Notícia
25/10/2014 | Iniciada a implantação da Sala de Situação Dengue/Chikungunya

 

 

            Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (22) no Hospital Municipal abordou as medidas para a implantação da Sala de Situação Municipal Dengue/Chikungunya em Itapira. Para tanto, marcaram presença a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, e representantes dos departamentos municipais de Fiscalização de Posturas, Jurídico, Vigilância Sanitária, Rede Básica de Saúde, Planejamento e Laboratório de Análises Clínicas.

 

            Sala de Situação é um termo utilizado na área militar, com a finalidade de monitorar situações de perigo em que o tempo é a variável mais importante. Pode ser um espaço físico ou virtual, onde uma equipe de trabalho analisa as informações de saúde para apoiar a gestão, sendo também uma ferramenta que favorece o uso da informação em saúde para a tomada de decisões. A atuação na sala de situação tem ainda a tarefa de analisar a informação em saúde e apoiar o processo decisório, e realizar um diagnóstico situacional, com orientações, que favorece a tomada de decisão na busca de uma nova realidade ou de uma nova situação.

 

            Atendendo solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, Itapira está implantando sua Sala de Situação, com o envolvimento das diversas secretarias municipais, uma vez que a Dengue fica restrita à área de Saúde e o vetor – mosquito Aedes – é de responsabilidade de todos. Entre os motivos da implantação da Sala, o aumento do número de casos de Dengue na cidade em época atípica, a infestação do mosquito Aedes em período sem chuva, o aumento do número de criadouros nas residências e terrenos, entre outros, e a entrada da doença Chikungunya no Brasil.

 

 

            Como o controle da Dengue só se consegue com ações intersetoriais e comprometimento de todos, e envolve todas as secretarias municipais, e entidades/instituições da cidade, foi proposto o agendamento de uma reunião com o prefeito no gabinete, com a participação de todos os envolvidos, para se implantar a Sala de Situação Municipal em Itapira. A Dengue é uma doença infecciosa gravíssima, já transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em Itapira e em todo o Brasil, sendo que agora chega ao país outra febre – Chikungunya - transmitida pelo outro mosquito da família Aedes, o albopictus. “Vamos tomar todas as providências necessárias para ativar a Sala de Situação em Itapira, enfrentando a Dengue e a Chikungunya com todos os recursos possíveis”, destacou o prefeito José Natalino Paganini

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1029 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções