Paganini participa de reunião do Consórcio de Saúde: “situação é altamente preocupante”
Depois de participar da primeira reunião deste ano do Consórcio Intermunicipal de Saúde “08 de Abril”, de que Itapira faz parte, o prefeito José Natalino Paganini considerou a situação do órgão como “preocupante”. A reunião aconteceu em Mogi Mirim, no Gabinete do prefeito Gustavo Stupp, que elegeu-se presidente do Consórcio para os próximos dois anos. Na reunião, Paganini esteve acompanhado pelo secretário de Negócios Jurídicos e Cidadania, José Augusto Francisco Urbini; pela secretária de Saúde, Eliane Castro, e pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Sartori.
Durante o encontro, foi levantada parte da situação financeira do Consórcio, que apresenta sérios desencontros de informação. O quadro completo está sendo alvo de uma auditoria, que apontará todos os movimentos financeiros ocorridos no Consórcio nos últimos anos. Segundo Paganini, “o déficit acumulado é muito grande e deixa a todos muito preocupados, porque isso pode colocar em risco a atuação do Consórcio e a atividade do SAMU, que é custeado através dele”.
Entre os problemas já levantados, está a dívida dos municípios com o Consórcio. “Entre os integrantes, há quem ainda tenha valores altos a pagar. Isso é um dos pontos a serem resolvidos com urgência”, lembrou Paganini. Além disso, ele lembrou que a entrada de Holambra no Consórcio pode elevar ainda mais os custos. “De nossa parte, faremos o possível para manter nossa participação em dia, a fim de que possamos continuar utilizando integralmente os serviços prestados pelo Consórcio”, destacou.
Sem considerar o número de moradores de Holambra, que está se conveniando neste mês, o Consórcio Intermunicipal de Saúde atende uma população de quase 400 mil pessoas e tem a participação de Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva-Gerbi, Espírito Santo do Pinhal e Conchal.