Prefeito também recebeu documento solicitando explicações
O vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), oficiou no início de janeiro a empresa Itajaí, responsável pelo transporte público de Itapira, solicitando uma explicação para o aumento na passagem de ônibus, em vigor desde a última semana de 2011. O parlamentar foi motivado pela freqüente reclamação que tem recebido por parte da população.
O texto entregue ao gerente administrativo da viação, Geraldo Elias Sirino, solicita que a Itajaí apresente uma explicação, inclusive com amostragem de planilhas de cálculos, que levo ao aumento de 12,5%, elevando o preço da passagem para R$2,70. No documento Sartori enfatiza ainda que o montante acrescido é mais que o dobro da inflação apurada pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) entre dezembro de 2011 e novembro de 2010.
Da mesma maneira o vereador oficiou o Prefeito Toninho Bellini solicitando também explicações sobre o motivo que o levou a concordar com este aumento sugerido pela Itajaí, inclusive autorizando a elevação por meio de um decreto.
Segundo o parlamentar, após vigorar a nova tabela de preços a população reclamou constantemente, achando um abuso por parta da viação e da prefeitura elevar o custo da passagem ao novo patamar estabelecido, lesando financeiramente o cidadão.
“Assim, frente à constante reclamação da população usuária do transporte público municipal, solicito explicações para a situação descrita acima. Solicito ainda que nas explicações a Viação Itajaí demonstre em números o motivo que levou ao reajuste de R$12,5%, mostrando inclusive as tabelas de cálculos que resultaram no valor já citado”, descreve no ofício.
“Sabemos que em uma cidade pequena como Itapira, quem usa o transporte público acaba sendo o trabalhador com uma renda mais baixa. Desta maneira o valor atual vem causando vários problemas à população. Solicitei as informações para saber se existia a real necessidade de aumento e se a empresa não podia manter-se com a antiga taxa cobrada”, avaliou o parlamentar.