Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
30/11/2014 | Secretaria de Saúde começa a oferecer exames de espirometria no CAIS

 

 

             Através de entendimento com a Boehringer Ingelheim, multinacional farmacêutica com presença em 50 países, a Secretaria de Saúde de Itapira passou a oferecer exames de espirometria no Centro de Atendimento Integral á Saúde “Irmã Angélica”, o CAIS, na Vila Penha do Rio do Peixe. Com o acordo, serão realizados 30  exames da especialidade por mês, o que, segundo a Secretaria, deverá suprimir a demanda do sistema.

            O exame de espirometria mede as funções pulmonares do paciente, apurando sua capacidade respiratória. Para isso, um aparelho mede o volume de saída do ar durante a expiração, tanto em repouso quanto após o uso de broncodilatadores no caso de pacientes que já estão em tratamento. A medição é em seguida submetida a análise médica. Todo o procedimento utiliza materiais descartáveis, para maior segurança e conforto dos pacientes.

            Pelo acordo com a Boehringer Ingelheim, a empresa fornece gratuitamente o equipamento para a Secretaria de Saúde para que sejam feitos uma vez por mês os exames necessários para a demanda da rede. Até o momento, lembrou a secretária de Saúde, Rosa Iamarino, os pacientes tinham que fazer o exame em Mogi Guaçu, no Centro de Especialidades Médicas, mas de acordo com um agendamento que poderia ser bastante extenso. A outra única possibilidade no município é a realização do exame em consultórios particulares, o que gera custos para os pacientes.

            Antes de iniciar a realização dos exames, a Secretaria de Saúde fez a capacitação de profissionais, entre eles médicos e enfermeiros. Além disso, instalou o equipamento em uma sala especial, a fim de agilizar o atendimento dos pacientes agendados. O prefeito José Natalino Paganini saudou a iniciativa da Secretaria de Saúde e agradeceu a disposição da empresa. “Sem custos para o município e sem que isso signifique algum tipo de compromisso de nossa parte com a empresa, nossa Secretaria de Saúde conseguiu, graças ao bom relacionamento que mantém com todos os nossos fornecedores, este importante benefício para um grande número de pacientes itapirenses. Agradeço, sensibilizado, esta oferta e este apoio por parte desta grande empresa”, afirmou. 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

735 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções