Caso as urnas confirmem o seu nome para prefeito de Itapira, o senhor comandará uma comissão de transição? Quantas pessoas integrarão esse grupo? O senhor já tem os nomes na cabeça? O que o senhor espera dessa fase de transição? Considerando que folha de pagamento, educação e saúde consomem cerca de 75% do orçamento, o senhor sugeriria alguma alteração no orçamento 2013?
Alberto Mendes: O processo de transição deveria existir em todos os níveis de governo, garantido por Lei, uma vez que muitas vezes os eleitos só conseguem tomar pé da situação administrativa após a posse.
Caso eleitos, formaremos uma comissão de transição com pessoas habilitadas e comprometidas com nossos projetos, para que possamos avaliar as condições atuais da administração, dos compromissos, da situação financeira, etc...
Ainda dentro do período de transição, desenvolveremos a nova estrutura administrativa, com suas novas secretarias e diretorias, levando em conta a redução do quadro de funcionários comissionados, visando maior economia e eficiência.
Nesse contexto, essas iniciativas também deverão ser debatidas com os futuros integrantes da Câmara Municipal, no sentido de trabalharmos em sincronia com as exigências da nova realidade política e administrativa do município, de forma ampla e democrática, para garantir a participação de todos no processo.
Iniciaremos também os contatos com os diversos setores prefeitura, levando nossa proposta de trabalho, motivando e conscientizando os servidores sobre os nossos novos desafios e nossas novas diretrizes administrativas.
Com relação à equipe de transição, esta será definida somente após o resultado eleitoral, quando então estaremos respaldados politicamente para iniciarmos nossas ações e conversas com a sociedade.
Sobre a situação do Orçamento de 2013, faremos uma avaliação para, em sendo esse o caso, sugerir adequações às nossas propostas e prioridades, em especial para a geração de empregos, desenvolvimento econômico, melhoria do atendimento na saúde e a segurança.
Esperamos contar com o apoio dos integrantes da administração que se finda, para que não haja nenhum problema de descontinuidade que possa prejudicar o atendimento à população ou comprometer o funcionamento da máquina administrativa.
Paganini: Minha campanha para prefeito de Itapira tem se pautado pela apresentação de propostas, visando ao crescimento e ao desenvolvimento do município. As propostas do meu Plano de Governo foram elaboradas a partir das discussões com a população e com os técnicos.
Estou na política há pouco tempo. Venho de uma vida dedicada ao trabalho e ao terceiro setor, no qual colaborei durante muitos anos e para onde direcionei o proposito de servir ao próximo. É esta mesma disposição que me inspira a pleitear o cargo de prefeito, pois sei que na administração municipal poderei ampliar o meu objetivo de servir a comunidade.
O trabalho de todos os que compõem a coligação “União por Itapira”, além da busca dos votos, está centrado no contato diário com a população, levando as nossas propostas e ouvindo as reinvindicações de todos.
Tenho a convicção de que um governo se faz com as pessoas e destas pessoas é preciso exigir competência acima de quaisquer outros interesses ou critérios. Por outro lado, a tarefa de chefiar o poder executivo municipal requer, acima de tudo, preparo e conhecimento real das condições de toda a administração municipal. Condição que somente será alcançada após o veredito das urnas no dia 7 de outubro que determinará a posse do escolhido.
As urnas são soberanas, devendo ser respeitadas sempre, pois traduzem a vontade da maioria. Somente após o resultado proclamado é que deverão seguir as demais etapas desta caminhada. Pensando assim, caso o povo de Itapira decida pelo meu nome, a partir do dia 8 de outubro começarei a tratar de todos os assuntos relativos à prefeitura municipal para que possamos implantar nosso plano de governo com a agilidade e qualidade exigidas pela população.
Aproveito este espaço para agradecer a todos os que têm me acompanhado nesta jornada, a Deus e à minha família, que está me apoiando neste momento único da minha vida. E agradeço, especialmente, à população da querida Itapira, que tão bem acolheu a mim e ao meu vice, Dado Boretti, ao longo de toda campanha. Nosso compromisso maior é retribuir toda a confiança em nós depositada. Um compromisso com Itapira e com cada um de seus cidadãos. Queremos nossa Itapira desenvolvida, com oportunidades para todos e com a qualidade de vida que a nossa gente merece.
Manoel Marques: Vamos fazer a transição de governo da forma mais tranquila possível, respeitando a lei e a vontade dos itapirenses a partir do primeiro momento. Temos a certeza da tranquilidade porque sempre mantivemos excelente comunicação com toda a equipe do prefeito Toninho Bellini. Assim, serão necessários no máximo alguns ajustes para que possamos partir para o início do governo com tudo acertado.
Preciso lembrar que isso será possível também porque ao lado do prefeito Toninho Bellini organizamos a Prefeitura de Itapira. Colocamos pagamentos em dia, de fornecedores e servidores. As dívidas recebidas da administração anterior foram equacionadas. Os processos de licitação estão organizados, com sua própria equipe, até jurídica, para cuidar dos aspectos regimentais necessários.
Como toda a estrutura municipal foi organizada pelo prefeito Toninho Bellini com nosso apoio, ninguém precisará esperar sustos ou traumas durante a transição para o nosso governo. Neste ponto não haverá surpresas nem para os servidores nem para os itapirenses. Tudo que já foi feito de bom continuará sendo feito e até melhor. Tudo o que precisava ser ajustado já o foi.
Nesta senda, resta claro que o orçamento para 2013 também estará dentro das normas jurisdicionais corretas e deverá tramitar sem surpresas. Importante frisar que o IPTU do próximo ano, uma das principais receitas do município, permanecerá sem aumento por decisão do prefeito Toninho Bellini que apoiamos integralmente.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.