19/09/2012 | Abbas pedirá na ONU reconhecimento da Palestina como Estado-Não Membro da organizaçãoO presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informou hoje (19) que pedirá na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no dia 27, o reconhecimento da Palestina como Estado-Não Membro da entidade. “Estamos determinados, apesar de todas as pressões e confio que todos nos apoiarão”, disse ele, na rede social Facebook.
A Assembleia Geral da ONU será aberta no dia 25 e a presidenta Dilma Rousseff discursará. Ontem (19) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou que a questão envolvendo palestinos e israelenses está entre as preocupações da política externa brasileira. O Brasil é favorável à autonomia do Estado da Palestina.
Atualmente a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) está classificada na ONU como entidade observadora sem direito a voto. Abbas quer que a organização passe a ser classificada pelo estatuto da organização como sendo Estado-Não Membro, denominação utilizada para o Vaticano, assim terá acesso a agências e organismos internacionais das Nações Unidas, inclusive judiciais.
Para obter a condição de Estado-Não Membro da ONU, a ANP tem de conseguir a maioria qualificada dos votos durante a assembleia geral. As Nações Unidas têm 193 integrantes. O cálculo, baseado em declarações de autoridades estrangeiras, é que a Palestina é reconhecida por 130.
Porém, a apelação de Abbas sofre resistências da delegação dos Estados Unidos, no Conselho de Segurança. Os norte-americanos são aliados históricos de Israel, que não aceita o conceito de Estado-Não Membro para a Palestina.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul