15/07/2013 | Acaba sem acordo terceira reunião entre as Coreias do Sul e do Norte para reabertura de complexo industrial
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Pela terceira vez consecutiva, representantes dos governos das Coreias do Sul e do Norte concluíram hoje (15), sem sucesso, mais uma etapa de negociações, na tentativa de obter um acordo para a reabertura do Complexo Industrial de Kaesong, no qual funcionários norte-coreanos trabalham em fábricas sul-coreanas. O complexo industrial está fechado há cerca de três meses.
As autoridades sul-coreanas e norte-coreanas também não conseguiram vencer as divergências em reuniões anteriores, ocorridas em 6 e 10 de julho. Não há, ainda, informações sobre novas reuniões. O governo da Coreia do Norte exige aumento de salários e uma série de condições, para a normalizar as atividades do complexo, enquanto a Coreia do Sul quer garantias de que Kaesong não será mais fechado pelos norte-coreanos.
As tensões entre as Coreias aumentaram em abril, depois do anúncio dos norte-coreanos de testes com mísseis na Península Coreana podendo atingir não só a Coreia do Sul, como também o Japão e territórios dos Estados Unidos. Kaesong é o único projeto econômico comum entre as duas Coreias. No local, 123 empresas sul-coreanas empregam cerca de 54 mil trabalhadores norte-coreanos.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Denise Griesinger
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-15/acaba-sem-acordo-terceira-reuniao-entre-coreias-do-sul-e-do-norte-para-reabertura-de-complexo-industr
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul