Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
30/12/2014 | Açoplast investe em projeto que ajuda donas de casa a economizar água

O empresário Francisco Gill, diretor-executivo da empresa Açoplast, atento ao ditado que fala que a oportu­nidade faz a ocasião, revelou detalhes de um projeto que vem merecendo a atenção da empresa nestes tempos em que a economia de água ingressou definitivamente no radar as autoridades e da maioria da população. A Açoplast desenvolveu um equipamento para ser acoplado à máquina de la­var roupas para permitir a reutilização da água usada neste processo. Com capa­cidade para armazenaraté 200 litros, o equipamen­to de formato cilíndrico, formatado com material reciclável, demonstrou efi­ciência e praticidade desde que o primeiro protótipo foi finalizado há questão de 60 dias. “Observamos na internet algo que nos despertou a atenção para este tipo de necessidade. Colocamos a ideia no pa­pel e desenvolvemos um protótipo, que se mostrou muito funcional”, revela.

Um dos segredos do equi­pamento é a instalação de um filtro, produzido pela própria empresa (espe­cializada na fabricação de itens usados pela indústria automobilística e da linha branca) que retém coágulos de sabão, fiapos de roupa e até algum resíduo que tenha sido esquecido nos bolsos, como por exemplo moedas. O filtro, segundo Gill, permite que o equipa­mento possa ser acoplado a máquinas de alta pressão usadas para lavar quintais e automóveis.

O equipamento tem ain­da uma torneira na parte de baixo, que permite en­chimento de baldes e saída para mangueira de água. O empresário acionou um amigo que revende produtos de limpeza em Guarulhos, na Grande São Paulo, para apresentar a ideia aos clien­tes e o resultado segundo afirmou, foi muito satisfa­tório. Segundo seu raciocí­nio, uma família de padrão médio (marido, mulher e dois filhos), requer em con­dições normais pelo menos três lavagens de roupa por semana, o que requer uso de cerca de 600 litros de água. “Ao reaproveitar esta água, esta família terá eco­nomizado num mês 2.400 litros”, calcula.

Pessoa sempre muito bem informada e ante­nada em questões atuais como o risco de escassez de água, Francisco Gill não tem dúvida em afirmar que a atual crise hídrica veio para ficar. “Ninguém em sã consciência pode afir­mar quevoltaremos a ter o regime de chuvas que tínhamos antes. Fatores como o desmatamento na região amazônica muito provavelmente estão in­fluenciando as chuvas que deveriam cair nas regiões sudeste e centro oeste. Recuperar a Cantareira (o principal dos sistemas de abastecimento de água da grande São Paulo) com chu­vas dentro da normalidade, talvez dentro de uns 10 ou 12 anos. Economia de água é algo que as pessoas terão que se acostumar , por bem, ou por mal “, afirmou.

E neste cenário, imagina que soluções criativas como esta em que está inves­tindo, começarão a surgir com maior frequência. Sem dar maiores detalhes, Gill contou ainda que já tra­balha numa outra frente, a de reaproveitamento da água da chuva. “Este é um projeto que vai exigir mais estudos, mas com certeza chegaremos a um produto igualmente prático e efi­ciente”, acredita.

Francisco Gill mostra primeiro lote dos tanques de armazenamento de água concebidos para serem acoplados nas máquinas de lavar roupas

O filtro colocado dentro do cilindro é fabricado pela própria empresa

 

 

 

 

 

Empresa vai completar 15 anos de instalação em 2015

 

No dia 07 de setembro do ano que vem, a Aloplast completará 15 anos desde que se instalou no Distrito Industrial Juvenal Leite. A empresa foi atraída para Itapira por intermédio do ex-vereador Dimas Salles Rocha, que tinha amizade com os acionistas. O então prefeito José Antonio Barros Munhoz cuidou de atender as exigências feitas à épo­ca para que a Açoplast se transferisse de Guarulhos.

Nestes 15 anos a empre­sa viveu bons momentos, especialmente quando a indústria automobilística es­tava bombando. A Açoplast fabrica componentes para diversos tipos de veículos. Fabrica ainda elementos filtrantes utilizados por fa­bricantes de geladeiras, fogões e eletrodomésticos ( linha branca) cujas vendas declinaram a partir de 2011. Atua também na construção de equipamentos pesados (calderaria) e tem entre seus clientes a Petrobrás, empresa que de orgulho nacional vem se derretendo em denúncias de corrupção de toda espécie.

Esta combinação de fa­tores acabou afetando de maneira incisiva o desem­penho da empresa, que já chegou a contratarquase 400 trabalhadores, hoje tem cerca de um quarto disso.

 

 

 

 A Açoplast está instalada no Distrito Industrial Juvenal Leite

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

781 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções