Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2024
Notícia
05/05/2015 | Amparo: Dia da Vitória será comemorado na sexta-feira

 A sexta-feira (8/5)  será de homenagens e lembranças do término da Segunda Guerra Mundial, em Amparo. O dia da Vitória será comemorado com eventos, palestra e exibição de documentário.

Às 6 horas, no morro do Cristo, o Tiro de Guerra  de Amparo disparará tiros de canhão, em memória aos ex-combatentes. Em seguida, as autoridades seguem até a região central e homenagearão o único expedicionário vivo - Renato Nascimento Falleiros.  No local, as autoridades cantarão o Hino Nacional Brasileiro.

Por volta das 8h30, na praça Pádua Salles, as autoridades e representantes do Exército, Policias, Bombeiros e Academia Amparense de Letras, estudantes e familiares dos ex-integrantes da FEB acompanharão as homenagens do TG – Tiro de Guerra de Amparo e do Executivo Municipal.

Amparo contou com 38 pracinhas na Segunda Guerra Mundial, entre eles um tenente, quatro sargentos, quatro cabos e 29 soldados. Entre os participantes de Amparo, dois faleceram na Itália, Atílio Piffer e Hilário Décimo Zanesco. Piffer foi o primeiro a morrer em 21 de setembro de 1944 e Zanesco morreu no dia 28 de abril de 1945, dez dias antes do final da guerra. Ambos faleceram em ação.

Ainda no dia 8, a partir das 11 horas, a Rádio Cultura Municipal de Amparo reapresenta o especial – Dia D e a Campanha da FEB na Itália, com produção de Luis Venturini, com participações do professor Nelson Machado e de expedicionários da FEB e FAB.

A partir das 19h30, a palestra Homenagem a Força Expedicionária Brasileira, com o professor Nelson Machado, seguido da exibição do documentário Muito Além da Glória, produzido pela EPTV, acontecem no auditório da Rádio Cultura.

Desde o dia 27 de abril, a Rádio  está exibindo spots intitulados  - Memórias de uma época de Heróis.

 

 

Abraços
Moisés de Camargo
Jornalista l MTB 62186 SP
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Amparo - www.amparo.sp.gov.br
Telefone - 19-3817-9343/19-99792-3766
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1314 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções