Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
28/08/2015 | Amparo está em terceiro lugar em ranking das Cidades do Futuro

 Pesquisa que analisou o crescimento sustentável coloca o município entre seleto grupo nacional

A cidade de Amparo faz parte de um seleto grupo de municípios que desenvolvem a inteligência, conexão e sustentabilidade. Com o objetivo de identificar fatores relevantes para o crescimento sustentável dos municípios e apontar as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, o Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Sator e a empresa Urban Systems, mapeou 700 municípios para poder classificar os 50 mais desenvolvidos em um ranking geral, além de duas subdivisões: a primeira por faixa populacional e a segunda por segmento, que apontou as cinco melhores nos quesitos mobilidade, urbanismo, economia, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, governança e empreendedorismo.

Na analise, a cidade de Amparo é 3° colocada em ranking das cidades do futuro com até 100 mil habitantes. No ranking geral, Amparo ficou em 25º lugar. Além  do ranking, a pesquisa foi dividida em cidades com até 100 mil habitantes, cidades de 100 mil até 500 mil e cidades acima de 500 mil habitantes.

Para a elaboração do ranking foram mapeadas em 2014 as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis e demais publicações sobre o assunto ou assuntos correlatos.

O ranking é composto por 70 indicadores dos nove principais setores, e dois setores considerados transversais aos demais setores, sendo eles: Economia e Governança.

O melhor desempenho da cidade foi no setor Governança, com o  terceiro lugar nacional ficando atrás apenas das capitas: Curitiba e Belo Horizonte.

De acordo com o estudo apresentado, a governança é responsável pela qualidade de um governo e por consequência, o desenvolvimento de seu município. Amparo também obteve colocação de destaque em segurança obtendo a oitava colocação no Ranking Nacional.

“É um trabalho de planejamento contínuo. Temos tratado com respeito cada segmento do Poder Público”, disse o prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

624 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções