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12/05/2011 | Anglo Apresenta Avaliação Inovadora para as disciplinas de Português e Matemática do Ensino Fundamental

Nesta segunda, 16 de maio, os alunos de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizarão a Prova Anglo. Prova objetiva, com testes de múltipla escolha com questões de Português e Matemática. Será mais um diferencial importante do Sistema Anglo de Ensino, pois buscará através de uma avaliação externa às unidades escolares verificar a  adequação tanto dos conteúdos desenvolvidos como das didáticas implementadas em função das matrizes de referência curricular. Dada a novidade dessa iniciativa, o Diretor Adair Recchia nos presta alguns esclarecimentos.

PCI: O que se espera da Prova Anglo?

Recchia: Hoje, todas as Escolas particulares  anunciam oferecimento de educação com excelência. Mostram-se como iguais. O Anglo se diferencia pelos resultados que apresenta no decorrer dos anos de estudos, quando participa de atividades fora do ambiente escolar e nas aprovações aos vestibulares. Esse sucesso não é por acaso. Entrar e permanecer no Sistema Anglo de Ensino não é tarefa fácil para qualquer Escola.  A Prova Anglo é mais uma ferramenta de avaliação da qualidade do  trabalho pedagógico, pioneira e eu diria até corajosa, pois foi constituída por uma equipe formada por profissionais que não são os professores autores do material didático, visando a verificar o desempenho dos alunos em provas de perfil voltado  às habilidades e competências. Só um sistema forte e de grande tradição no ensino vale-se de expediente dessa natureza.

PCI: Como será essa Prova?

Recchia: Ela terá como base metodológica a Prova Brasil/SAEB do Ministério da Educação. Assim, conforme orientação oficial, os testes de Língua Portuguesa terão como foco a leitura, verificando se os alunos são capazes de apreender o texto  em diferentes níveis  de compreensão, análise e interpretação. Parte-se da proposição de que ser competente no uso da Língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação. O conhecimento de Matemática será demonstrado por meio da resolução de problemas. Serão consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação, argumentação e validação de processos e formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa. Vale lembrar que a Prova Brasil/SAEB é aplicada periodicamente para alunos de quinto e nono  ano e que a prova Anglo destina-se a todas as turmas do fundamental a partir do 3º ano.

PCI:  A aplicação da Prova Anglo restringe-se à Itapira e algumas escolas pré-selecionadas? 

Recchia:  Não. A Prova Anglo será aplicada com todos os alunos de uma unidade Anglo, em todo Brasil.

PCI: Como os alunos devem preparar-se para essa prova?

Recchia:  Não devem  se preocupar, pois  o  trabalho normal de nossa Escola, que cuidou para que tivessem um rico processo de aprendizagem, associado à diversidade dos eventos, excursões, intercâmbios, concursos culturais; integração de esporte, cultura, lazer e artes e projetos que incentivam a leitura e a interdisciplinaridade devem garantir o bom desempenho. Acredito que nossos alunos possuem grande capacidade de alcançarem bons resultados nesta prova.

PCI:  O Anglo de Itapira está tranquilo com essa avaliação?

Recchia:  Sim, pois os alunos os pais deles bem como  a Direção e a Coordenação do Colégio confiam que além de diagnosticar a qualidade da programação curricular, esta iniciativa será importante para integrar-se aos demais procedimentos  já adotados e de grande qualidade como são as nossas Provas Dissertativas, a Prova Kids, o Provão, a Prova Interdisciplinar e as Atividades Planejadas. Por outro lado, pode-se entender também que está sendo oferecida aos nossos estudantes outra e excelente oportunidade para a preparação e desenvoltura neste tipo de prova que valoriza o raciocínio e se constitui atualmente como instrumento privilegiado de seleção e ingresso para as melhores universidades do país.

PCI: Os professores do Anglo terão algum contato com essa prova, antes da sua aplicação. Eles receberam alguma orientação específica? 

Recchia:  As orientações recebidas pelos professores foram somente quanto à aplicação das provas. As unidades escolares do Sistema Anglo não receberam informações sobre o conteúdo das questões, evitando qualquer trabalho prévio com os alunos em sala de aula a respeito delas, pois como disse anteriormente, o caráter desta prova foi planejado para se configurar como avaliação externa, focalizando a desenvoltura dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática no tocante às Matrizes Curriculares, conforme o domínio esperado satisfatório até o ano em que frequenta. Considerando que foi espelhada na Prova Brasil/SAEB, e que focaliza as duas principais disciplinas do ensino fundamental, os interessados podem saber mais desta metodologia acessando o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais: www.inep.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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