Carregando aguarde...
Itapira, 13 de Julho de 2025
Notícia
22/06/2015 | Apesar da crise, Itapira mantém crescimento do emprego e tem melhor maio em nove anos

 

 

Mesmo levando em conta a forte crise nacional, Itapira ainda manteve, nestes primeiros cinco meses de 2015, um panorama positivo no mercado de trabalho. Ao contrário de outras cidades da região, os índices do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, foram bastante positivos para o município, que registrou seu melhor mês de maio em empregos desde 2007. Os números espelham alguns avanços no mercado local e também a tomada de medidas importantes pela administração municipal, que vem apoiando os novos empreendimentos industriais.

            Enquanto o emprego regrediu 0,28% no Brasil e 0,18% no Estado de São Paulo em maio, em Itapira o crescimento chegou a 2,51%, uma marca que não se via desde maio de 2007. Isso representou, em números absolutos, 532 vagas a mais preenchidas na cidade, um volume expressivo se levada em conta a crise nacional. De janeiro a maio, os valores são ainda mais importantes, porque apontam Itapira como a única cidade da região com evolução positiva no emprego em cinco meses. Foram 712 contratações a mais no equilíbrio entre admissões e demissões, enquanto que na maioria das cidades a balança foi negativa.

            Itapira não registrava um mês de maio com crescimento tão alto desde 2007. Desde então, com variações ano a ano, o emprego oscilou na cidade, chegando a um mínimo de evolução positiva equivalente a 0,01% em 2007.

            O crescimento agora, em maio de 2015, tem sustentação no trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal desde 2013, quando o prefeito José Natalino Paganini iniciou, ao assumir, um trabalho de atração de novas empresas e de fortalecimento do parque industrial local. “Iniciamos o mandato restabelecendo condições para tornar Itapira ainda mais atrativa e conseguimos, felizmente, trazer para cá empresas como a Valisere e a Jampac, cujos empregos já comparecem nesta pesquisa do Ministério do Trabalho”, afirmou o prefeito. Além disso, ele lembra, as perspectivas para o futuro também são positivas, uma vez que já estão em construção no município as unidades do Laboratório Cristália e da Artmóveis, também apoiadas pela administração municipal. “Sem dúvida, estamos sujeitos aos reflexos da crise, que certamente nos atingirá ainda mais fortemente do que neste momento. Mas, felizmente, com criatividade e perseverança, conseguimos tomar medidas nos últimos anos que amenizaram, até o momento, o impacto da crise. E, ao mesmo tempo, aquilo que está projetado para o futuro também ajudará a diminuir estes efeitos de uma economia bastante difícil atualmente”, afirmou. Além do crescimento no setor industrial, colaborou para o número positivo o setor agropecuário, representado principalmente pela Usina Nossa Senhora Aparecida. 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1697 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções