O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, manifestou satisfação com a nomeação do deputado xiita Haider Al Abadi para o cargo de primeiro-ministro, no qual ficará responsável por, entre outras coisas, compor a futura equipe de governo.
Em comunicado divulgado hoje (11), Ban Ki-moon pede a Al Abadi que forme um executivo "amplo, aceitável por todos setores da sociedade". O secretário-geral da ONU pede ainda que a nova equipe de governo seja composta dentro dos prazos legais e que todas as forças políticas iraquianas respeitem o processo de composição.
?O povo iraquiano merece viver em um país seguro, próspero e estável, onde todos os grupos, incluindo as minorias religiosas e étnicas, possam contribuir e sentir o país como seu?, destacou Ban Ki-moon no comunicado em que elogia Al Abadi e alega que sua escolha como primeiro-ministro respeita a constituição iraquiana.
Ao encarregar Al Abadi de formar o novo governo, o presidente iraquiano, Fuad Massum, disse ao novo primeiro-ministro que ?o país está em suas mãos?.
Nascido em 1952 e doutorado pela Universidade de Manchester, Inglaterra, Al Abadi ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento iraquiano e foi escolhido candidato do bloco parlamentar xiita Aliança Nacional para disputar o posto de primeiro-ministro.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-08/ban-ki-moon-pede-novo-primeiro-ministro-do-iraque-que-forme-governo
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.