Carregando aguarde...
Itapira, 01 de Julho de 2022
Notícia
20/03/2013 | Câmara anula cassação de mandatos de deputados do PCdoB ocorrida em 1948

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados anulou hoje (20) resolução da Mesa Diretora da Casa que anulou, em 10 de janeiro de 1948, os mandatos dos deputados do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A decisão da Câmara em 1948 cassou os mandatos dos 14 deputados eleitos em 1945 pelo PCdoB para a Assembleia Constituinte de 1946 e para o mandato parlamentar.

Entre os parlamentares que perderam o mandato estavam o escritor Jorge Amado e o líder guerrilheiro Carlos Marighela. A resolução da Mesa Diretora da Câmara foi editada em função de decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cancelou, em 7 de maio de 1947, o registro do Partido Comunista do Brasil e da lei que extinguiu o mandato dos parlamentares eleitos pelo PCdoB.

“É muito gratificante ser a autora de um projeto que resgata simbolicamente os mandatos dos parlamentares do Partido Comunista do Brasil”, comemorou a deputado Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ela agradeceu o apoio de todos os deputados que apoiaram sua iniciativa. O projeto foi promulgado logo após a aprovação.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-20/camara-anula-cassacao-de-mandatos-de-deputados-do-pcdob-ocorrida-em-1948

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

994 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções