Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
20/04/2016 | Carreta da mamografia chega a Itapira no dia 2 de maio

 Programa do Estado visa a detecção precoce do câncer de mama

 A partir do próximo dia 2 de maio, Itapira recebe a visita da carreta de mamografia do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria Estadual de Saúde, que tem por objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos visando a detecção precoce do câncer de mama. O programa do Governo do Estado de São Paulo oferece 50 mamografias/dia de segunda a sexta e 25 aos sábados e chega ao município pelos esforços do prefeito Paganini com apoio do deputado José Antônio Barros Munhoz.

Com 16 metros de comprimento, 4,30 metros de altura e, quando aberta, 6 metros de largura, a carreta está equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélites, computadores e mobiliários. A equipe multidisciplinar de profissionais é composta por técnicos de radiologia, auxiliares de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. A Secretaria Municipal de Saúde ficará encarregada de oferecer toda a estrutura de acomodação, banheiros e água, além de orientações junto às pacientes.

Dentro da carreta, as usuárias farão o exame e as imagens captadas serão encaminhadas para o Sedi (Serviço de Diagnóstico Por Imagem), serviço da Secretaria Estadual que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias úteis e deve ser retirado na própria Unidade Móvel. Caso seja detectada alguma alteração, as mulheres serão contatadas para a realização de biópsia guiada por ultrassom e outros exames complementares. Havendo sinais de câncer maligno, as pacientes serão encaminhadas para um serviço de referência do SUS para iniciar o tratamento.

 

Atendimento

A carreta do Programa Mulheres de Peito atenderá as pacientes até o dia 1º de junho e será instalada no estacionamento do Hospital Municipal de Itapira.

A definição das datas e horários dos exames será realizada pelas Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e priorizará as pacientes que já aguardam o agendamento pela Secretaria Municipal de Saúde. Elas serão convocadas e terão o procedimento marcado dentro do horário de funcionamento da carreta, que é de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.  No dia do exame, elas devem apresentar o pedido médico junto com o Cartão SUS, RG e comprovante de residência.

Caso a paciente não possa comparecer no horário agendado ela deve comunicar seu Posto de Saúde com pelo menos 24 horas de antecedência para que a vaga seja transferida.

Para esclarecimento de dúvidas e orientações, as mulheres devem procurar pela enfermeira responsável de sua Unidade Básica de Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1057 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções