Retrato acadêmico, feito à giz pastel seco sobre papel, do músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda.
Estou postando esta arte, para mostrar que nem só de caricaturas vive o caricaturista (embora, eu conheça alguns profissionais da área que por opção, preferem fazer só desenhos de humor). O fato, é que para alcançar um nível avançado na arte de desenhar e pintar caricaturas,o artista precisa também ter bases acadêmicas (tecnicamente falando) porque mesmo distorcendo as proporções da figura humana, os conceitos de luz , sombra, perspectiva e estruturas anatômicas ajudam no enriquecimento da bagagem do desenhista de humor.
Para aprender a desenhar há dois caminhos: ou você já nasce com o “dom”, ou o adquiri com técnicas, fazendo um bom curso de desenho. Agora, se você tem esse dom e gostaria de desenvolvê-lo, o caminho é procurar sempre aprender mais: lendo livros especializados e praticando, visitando exposições, fazendo cursos e oficinas com profissionais da área.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.